Manual alerta sobre uso de defensivos agrícolas e traz recomendações práticas a produtores

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) acaba de lançar mais um volume da série “Boas Práticas”, em colaboração com pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Áustria. Desta vez, a publicação lida com a importante questão de como reduzir o risco do uso de agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.

O dano causado ao homem pelo uso indevido de agrotóxicos, segundo Luis Schiesari, professor de Gestão Ambiental da USP e um dos autores do estudo, varia de irritação na pele, náusea e dor de cabeça podendo chegar até a morte, passando por câncer e danos ao sistema reprodutivo, nervoso, hormonal e desenvolvimento fetal.  “Por isso devem ser usados apenas quando estritamente necessário, nas formulações e doses corretas, e cercando-se de todos os cuidados”, diz.

O manual destaca a importância da consulta a profissionais especializados e receituário na escolha e aplicação do produto, já que o próprio produto traz informações indispensáveis sobre sua toxicidade, armazenamento e manuseio, e procedimentos em caso de vazamento e intoxicação.  A publicação, disponível gratuitamente para download no site do IPAM, traz também recomendações acerca das condições climáticas adequadas para a aplicação e o procedimento indicado para a lavagem, armazenamento e devolução das embalagens vazias.

Finalmente, o manual traz uma seção com instituições, telefones e links úteis no caso de dúvidas. Oswaldo Carvalho Jr., pesquisador do IPAM, ressalta a importância da consulta a esse manual por todos os agricultores e a necessidade da consulta ao profissional especializado. “Esses produtos estão amplamente disponíveis no mercado e são extremamente atrativos pelos resultados. No entanto, por conterem substâncias que podem causar danos a saúde, exigem um cuidado especial na sua aplicação e manuseio”, diz Carvalho.

O Brasil é, desde 2008, o maior consumidor global de insumos químicos para agricultura.  Sendo que substâncias já proibidas em vários países encontram mercado fértil em terras brasileiras. (Fonte: Ciência Hoje)

Os outros volumes da série “Boas Práticas” tratam de assuntos que vão desde manejo e recuperação de mata ciliar em regiões florestais da Amazônia até identificação de mamíferos por pegadas deixadas no solo.  Todas as publicações são gratuitas e podem ser acessadas pelo site do IPAM (Série Boas Práticas).

Fonte: IPAM

Manual alerta sobre uso de defensivos agrícolas e traz recomendações práticas a produtores

Manual alerta sobre uso de defensivos agrícolas e traz recomendações práticas a produtores

Print Friendly, PDF & Email