Lan houses ensinam como ganhar dinheiro e transformar o mundo

O brasileiro Marcel Fukayama participou da Campus Party deste ano para contar sobre sua experiência como co-fundador da CDI Lan* – projeto da ONG CDI que reúne lan houses parceiras com a visão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação – e falou sobre o desafio de gerir empresas mais sustentáveis, com foco social.

Segundo Fukayama, “a lan house é um exemplo de negócio social que pode gerar renda e transformar na comunidade ao redor”. Como? As lan houses ajudam nainclusão digital e conscientização da população quanto à coleta seletiva e ao processo de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos por meio de campanhas e oficinas.

“A ideia, daqui para frente, é utilizar os espaços das lan houses associadas ao CDI Lan, para recolhimento de equipamentos e então, envio para as empresas responsáveis, numa espécie de intermediário no processo de logística reversa. Mas ainda há muita coisa para ser acertada e o projeto ainda não tem prazo definido”, explica Fukayama.

Por meio de cursos e workshops, o CDI Lan transforma o conhecimento concentrado, em uma troca coletiva que promove o desenvolvimento familiar e a sustentabilidade social. Você acha que é possível ganhar dinheiro e ainda mudar o mundo?

Marcel Fukayama fez parte do espaço dedicado ao tema Empreendedorismo, da Campus Party 2012, que trouxe diversas palestras de incentivo a jovens profissionais no ingresso ao mercado de trabalho por meio de negócios que gerem impacto social. Este ano, a feira aconteceu entre os dias 06 e 12/02, no Parque Anhembi, em São Paulo.

*CDI Lan

Autor: Ana Luiza Vastag

Fonte: Planeta Sustentável

Print Friendly, PDF & Email