fbpx

Investimentos verdes já somam US$ 3,3 trilhões

Mais uma vez o Mercado Ético, por meio da rede Ethical Markets Media, tem uma boa notícia para dar. O Green Transition Scoreboard 2012 (Painel de Transição Verde), estudo que rastreia investimentos do setor privado em empresas e tecnologias verdes no mundo todo, mostra que o montante de capital girando nesse setor chegou a 3,3 trilhões de dólares desde 2007, quando começou a ser feito. Uma das surpresas deste ano foi o crescimento da participação da Ásia, da Europa e da América Latina, que estão emparelhadas com Estados Unidos no volume de investimentos verdes.

Levando-se em conta os muitos estudos que indicam que é preciso se investir 1 trilhão de dólares anualmente até 2020 para acelerar a transição verde em todo o planeta, os resultados mostram que investimentos sustentáveis estão se tornando a norma do mercado. O Ethical Markets espera que investidores globais destinem pelo menos 10% de seu capital para empresas ligadas ao desenvolvimento sustentável, colocando os mercados verdes no caminho para alcançar os 10 trilhões de dólares investidos até 2020.

Para Hazel Henderson, presidente do Ethical Markets, futurista e ex-conselheira de Ciência e Tecnologia da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a corrente transição de combustíveis fósseis para energias e recursos mais eficientes e renováveis é simplesmente o próximo estágio do conhecimento humano e progresso da ciência. “Investidores institucionais que focarem nos riscos climáticos verão mais oportunidades em reorganizar o mundo para a inevitável transição verde, que é um mercado estimado em 45 trilhões de dólares.

Para reforçar o paradigma dessa mudanças, Timothy Nash, conselheiro do Ethical Markets, fala do recente crescimento na área de materiais e aplicações. “Essas empresas estão finalmene prontas para investir e expandir dentro do espaço verde”, acredita ele.

Rosalinda Sanquiche, diretora executiva do Ethical Markets e editora do GTS, reforça que ainda que seja muito impressionante um registro de 3,3 trilhões de dólares investidos no setor, ainda há muitos negócios que estão fora do relatório. “São milhares de pequenos empresas florescendo em todo o mundo, que vão desde investimentos de 100 mil dólares e chegam até a alguns milhões. Tudo isso significa mais oportunidades para fazer a economia verde funcionar em níveis mais locais e regionais”, comemora.

O estudo complete está disponível em www.greentransitionscoreboard.com.

Fonte: Mercado Ético


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.