Guia: Financiamento para mitigação das mudanças do clima para pequenos agricultores

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) enfatiza em um novo guiao papel da agricultura nos esforços globais de mitigação das mudanças do clima e descreve abordagens para a participação em oportunidades de financiamento ligadas ao carbono.

O guia é dividido em seções, incluindo o papel dos recursos financeiros das mudanças climáticas no contexto do desenvolvimento agrícola e redução da pobreza e dá diretrizes para o desenvolvimento de projetos de sequestro de carbono no solo.

Mesmo com a inegável complementaridade entre os dois assuntos, visto que a população mundial apenas tende a aumentar e com ela as emissões de gases do efeito estufa da crescente produção agrícola, o guia comenta sobre dificuldades nos projetos, como monitoramento e relato das emissões de carbono do solo.

Além disso, desafios como retorno de investimentos tardio, classificação das práticas agrícolas e falta de segurança fundiária são enfatizados.

Para auxiliar na avaliação da elegibilidade de um projeto específico, o guia apresenta diferentes padrões e metodologias, descrevendo também os passos para a elaboração do PIN (Project Idea Note), as fases de desenvolvimento e financiamento de um projeto e delineando custos e riscos.

Em lições aprendidas, o guia sugere que os interessados se preparem para um processo longo e interativo, reservem tempo para projetos piloto e uma implementação em fases, tenham clareza sobre as políticas nacionais e montagem institucional e não dependam muito de consultores e sim de empreendedores locais.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Guia: Financiamento para mitigação das mudanças do clima para pequenos agricultores

Print Friendly, PDF & Email