fbpx

Explosão de partículas do Sol chegará à Terra

Distúrbios magnéticos no Sol lançaram uma explosão colossal de partículas carregadas no espaço esta noite. A tempestade solar irrompeu da mancha solar AR 1429 às 4:13 da madrugada de segunda-feira, 5. Segundo o prognóstico da Nasa, ela atingiria a Terra entre a noite de terça-feira e quarta-feira.O tamanho exato da explosão, formalmente conhecida como uma ejeção de massa coronal, ainda não é conhecido, mas, em temros de energia, é uma erupção da classe X 1.1 – que está entre as mais fortes medidas pelos astrônomos. Um impacto direto com essa tempestade pode causar apagões de rádios e danificar satélites.

Por sorte, o prognóstico sugere que apenas a borda da explosão chegaria à Terra. O Centro de Predição do Tempo do Clima Espacial anunciaram que o evento pode produzir uma tempestade de radiação menor na terça ou na quarta-feira.

Estima-se que tempestades solares similares aumentem conforme o Sol mova-se em direção ao pico conhecido como máximo solar, o fim de um ciclo de 11 anos em que o campo magnético adquire um formato mais contorcido.

Fonte: O Globo

Tempestade solar detectada pela agência espacial americana (Foto: NASA)

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.