fbpx
Estudo sobre a caatinga será lançado no Recife

Estudo sobre a caatinga será lançado no Recife

Organizado pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) José Alves de Siqueira, o mais completo estudo sobre a história natural e conservação da caatinga do rio São Francisco, será lançado quinta-feira (20), em Recife.

O lançamento acontece dentro da programação oficial da Conferência Internacional: o INCT Herbário Virtual da Flora e Fungos e Infraestrutura para Biodiversidade.

O livro dividido em 13 capítulos, é resultado de quatro anos de pesquisa, mais de 340 mil km percorridos em 212 expedições que correspondem a 8,6 voltas no planeta Terra. Fizeram parte deste empreendimento 99 co-autores que realizaram esforços contínuos em conhecer os mecanismos que regulam e organizam as comunidades florísticas nas Caatingas do São Francisco e permitiram identificar 1031 espécies de plantas.

Aspectos biogeográficos, relações com clima, o solo, os desafios, as oportunidades, a história de vida e a ecologia de uma vasta flora, incluindo as plantas aquáticas, que se ampliam aos olhos da ciência à medida que se ampliam os inventários biológicos sertão adentro, são abordados na obra.

Flora das Caatingas do Rio São Francisco traz ainda as preocupações ambientais da região à medida que transformações drásticas de seus habitats se aproximam, como por exemplo, aquelas oriundas da transposição do rio São Francisco, a maior obra de engenharia em andamento no país.

Fonte: Gazzeta do São Francisco

Estudo sobre a caatinga será lançado no Recife
Estudo sobre a caatinga será lançado no Recife

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.