fbpx
Gado procura alimento em um pasto seco no Kansas, nos EUA. Teoria científica afirma que locais secos atraem mais chuvas. (Foto: Steven Hausler/AP)

Estudo diz que chuva cairá mais em zonas secas e questiona modelos

Alguns modelos informáticos sobre o aquecimento global podem estar superestimando os riscos da seca, segundo estudo publicado na edição desta semana da revista científica “Nature”.

Modelos usados em pesquisas sobre tendências de aquecimento sugerem que as secas se intensificarão à medida que as temperaturas do mundo aumentarem. Este conceito se baseia no fato de solos secos absorverem menos umidade da atmosfera, reduzindo as precipitações e causando ainda mais aridez.

Mas os autores do novo estudo se disseram preocupados de que estes modelos se baseiam em uma escala muito ampla e carecem de dados de observação, especialmente sobre o que acontece localmente.

Na tentativa de preencher esta lacuna, uma equipe composta por cientistas de quatro países, chefiados por Chris Taylor, do Centro Britânico de Ecologia e Hidrologia, observaram imagens de satélites climáticos que rastreiam o desenvolvimento de nuvens de chuva em todo o mundo. Os cientistas se disseram surpresos ao comparar a localização de novas tempestades com imagens da umidade do solo no local.

Mais chuvas em locais áridos
Eles descobriram que tempestades vespertinas provavelmente acontecem onde os solos estão ressecados e não em solos úmidos. A razão aparente para isto é que solos mais secos criam ventos de tempestade mais fortes, chamados termais, que aumentam as chances de chuva. “Tanto o calor quanto a umidade são ingredientes críticos para a formação de nuvens de chuva durante a tarde”, explicou Taylor.

“Em dias ensolarados, a terra aquece o ar, criando termais que atingem alguns quilômetros na atmosfera. Se o solo está seco, os termais são mais fortes e nosso novo estudo demonstra que isto torna a chuva mais provável de ocorrer”, acrescentou.

A coleta de dados abrangeu seis continentes, com a observação da umidade do solo superficial e padrões de chuva diariamente e a cada três horas, com uma resolução de 50 a 100 km, durante uma década. “É tentador presumir que solos úmidos causam maior evaporação, que, por sua vez, estimula a precipitação”, disse Wouter Dorigo, da Universidade de Tecnologia de Viena, um dos autores do estudo.

“Isto implicaria em um feedback positivo: solos úmidos levam a mais chuva ainda, enquanto regiões secas tendem a se manter secas. (Mas) esses dados mostram que a precipitação convectiva pode ocorrer com maior probabilidade sobre solos mais secos”, concluiu.

Chuvas ou precipitações convectivas são aquelas provocadas pela diferença de temperatura entre o ar quente, que sobe, e o ar frio das camadas próximas à atmosfera.

Fonte: G1

Gado procura alimento em um pasto seco no Kansas, nos EUA. Teoria científica afirma que locais secos atraem mais chuvas. (Foto: Steven Hausler/AP)
Gado procura alimento em um pasto seco no Kansas, nos EUA. Teoria científica afirma que locais secos atraem mais chuvas. (Foto: Steven Hausler/AP)

Publicado

em

, , ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.