Encalhe em massa de baleias deixa 36 animais mortos na Nova Zelândia

Equipe de resgate se esforçam para salvar as baleias encalhadas. O encalhe em massa levou à morte de 36 animais e ameaça a vida de outros 40. Os encalhes são comuns durante o verão na Nova Zelândia. (Foto: AP Photo/Project Jonah)

O encalhe em massa de baleias em uma praia da Nova Zelândia deixou 36 espécimes mortos e ameaça outros 40, que permanecem presos.

O gerente do departamento de conservação da área, John Mason, disse que 99 baleias-piloto ficaram presas na segunda-feira (23), em Farewell Spit, South Island.

Segundo ele, a equipe de conservação, com ajuda de voluntários, tive sucesso na recondução ao mar de 17 baleias, que tinham se afastado das águas mais profundas. Outras seis baleias estão desaparecidas.

As 40 baleias encalhadas estavam nadando em águas rasas no início da tarde desta terça-feira, mas ficaram presas novamente quando a maré desceu. Mason disse que os voluntários tentaram manter as baleias resfriadas e molhadas até escurecer.

De acordo com Mason, tudo o que se podia esperar era que as baleias nadariam para longe da costa durante a próxima maré alta, à noite.

Encalhes em massa são comuns durante o verão na Nova Zelândia. Especialistas descrevem Farewell Spit como uma armadilha de baleia devido à forma como suas águas rasas parecem confundir os animais e diminuir sua capacidade de navegar.

Baleias-piloto podem atingir até seis metros.

Fonte: G1 Natureza

 

Print Friendly, PDF & Email