fbpx

Designer cria sapato modular que facilita a reciclagem

 “A necessidade é a mãe de todas as invenções” e a nova “onda verde” é a mais nova desculpa para inventar. Com designers criando formas mais ecológicas, muitos problemas relacionados ao meio ambiente podem em breve ser preocupações do passado.

Criado pelo designer inglês, Ben Chappell, o “Think” é uma destas soluções. Um sapato conceito que usa fechamento mecânico ao invés de adesivos, permitindo que cada peça do calçado possa ser removida e reciclada facilmente.

O Think é um sapato de automontagem, com três variações de cada parte e pode ser constantemente atualizado através das fechaduras mecânicas de acordo com o gosto e combinações preferidas. O estilo completamente modular faz com que o usuário tenha uma variedade de versões da mesma peça.

Quando os sapatos ficam velhos e desgastados, acabam sendo descartados no lixo. Embora existam alguns programas de reciclagem, o tênis muitas vezes não pode ser reciclado por causa dos adesivos utilizados na sua construção. A reciclagem acaba se tornando um desafio e foi este problema que inspirou Chappell. Este protótipo permitirá que isso ocorra.

Esta é uma solução “verde” criada para encorajar a destinação correta do produto entre os clientes. Um sugestão é que os varejistas possam fazer um esquema de recebimento (logística reversa) deste material dando um desconto especial na compra de uma nova peça.

Fonte: Exame.com

Com estilo completamente modular, o usuário tem diversas versões da mesma peça
Com estilo completamente modular, o usuário tem diversas versões da mesma peça

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.