Comissão sobre mudanças climáticas fará seminário sobre cidades sutentáveis

As comissão de meio ambiente da Câmara e do Senado realizarão nesta quinta-feira (26) audiência pública para discutir os impactos da aplicação do novo Código Florestal (PL 1876/99), cuja votação está prevista para os dias 24 e 25. O debate foi proposto pelos deputados Márcio Macêdo (PT-SE) e Pedro Uczai (PT-SC).

Apresentado na semana passada, o substitutivo do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) elimina a definição das faixas de áreas de preservação permanente (APPs) com atividades produtivas a serem recuperadas para todos os tamanhos de rios. Tanto o texto aprovado na Câmara quanto no Senado estipulam que, para cursos d’água com até 10 metros de largura, os produtores rurais devem recompor 15 metros de vegetação nativa.

Piau fez 21 alterações no texto vindo do Senado, sete delas de mérito. Como já havia anunciado anteriormente, o relator também suprimiu do projeto a definição de APPs nas cidades, incluídas pelo Senado. Pelo texto da Casa revisora, as áreas de expansão urbana deveriam prever 20 metros quadrados de vegetação por habitante. “Isso iria encarecer os terrenos, principalmente para os programas sociais”, justificou Piau. Regras de proteção para plantas em extinção também ficaram de fora.

Foram convidados para a audiência:
– a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira;
– o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio Herman Benjamin;
– o geógrafo Márcio Ackerman, autor do livro “A cidade e o Código Florestal”;
– o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Afonso Nobre;
– o professor da Universidade de Brasília Sérgio Sauer.

A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 8.

Íntegra da proposta:

Da Redação/WS

Fonte: Agência Câmara de Notícias – A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara de Notícias
Comissão sobre mudanças climáticas fará seminário sobre cidades sutentáveis

Comissão sobre mudanças climáticas fará seminário sobre cidades sutentáveis

Print Friendly, PDF & Email