Ciclo de água acelerado pode provocar eventos extremos

Nova pesquisa sugere que o aquecimento global está intensificando o ciclo de evaporação e chuva sobre os oceanos. Esta descoberta pode indicar um maior potencial para eventos extremos nas próximas décadas.

Medindo mudanças na salinidade da superfície do oceano, os pesquisadores inferiram que o ciclo d’água acelerou cerca de 4% durante os últimos 60 anos. Isso pode não parecer muita coisa, mas é o dobro do projetado por análises computadorizadas do clima.

Se a estimativa se mantiver, o ciclo d’água poderia se acelerar até 20% este século enquanto o planeta se aquece, levando a mais secas e enchentes.

– Esta é mais uma evidência de que precisamos começar a encarar mais seriamente o problema do aquecimento global – advertiu Paul J. Durack, pesquisador do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, e autor principal do trabalho, publicado esta sexta-feira na “Science”.

A análise, iniciada na década de 1950, confirma que áreas salgadas do oceano estão mais salgadas, enquanto regiões doces estão mais doces. Esta mudança foi atribuída a padrões mais severos de evaporação e precipitação sobre o oceano.

O novo estudo não é o primeiro a descobrir uma intensificação do ciclo d’água, nem o pioneiro a calcular que este processo pode ser maior do que se pensava. Mas o trabalho parece corroborar novas evidências para a comunidade científica.

– O padrão de amplificação (do ciclo d’água) detectado por este trabalho é realmente dramático – avaliou Raymond W. Schmitt, cientista-chefe do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, que não participou da elaboração do levantamento.

Fonte: O Globo

Ressaca atinge calçadão da praia do Arpoador em dia de chuva fina e muito frio   Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio20/ciclo-de-agua-acelerado-pode-provocar-eventos-extremos-4750286#ixzz1tHIQaYlC  © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Ressaca atinge calçadão da praia do Arpoador em dia de chuva fina e muito frio Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio20/ciclo-de-agua-acelerado-pode-provocar-eventos-extremos-4750286#ixzz1tHIQaYlC © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Print Friendly, PDF & Email