Boa notícia: as Cataratas do Iguaçu estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza

A disputa foi acirrada! Outros 439 concorrentes estavam na competição, mas não teve para ninguém: as Cataratas do Iguaçu foram reconhecidas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Realizado pela fundação suíça New 7 Wonders (Novas 7 Maravilhas), o processo de eleição teve várias etapas, até a votação pela internet, com centenas de milhões de votos.

SHOW DAS ÁGUAS
Para os brasileiros, as Cataratas do Iguaçu são uma maravilha faz tempo! Mas há curiosidades sobre o lugar que nem todo mundo conhece. Você sabia que elas não ficam só no Brasil? Uma parte está no Paraná e outra na Argentina. E Iguaçu quer dizer “água grande” na língua tupi-guarani.

A maravilha reúne 275 quedas-d’água, com alturas que vão de 40 metros a 80 metros. O volume de água varia conforme a época do ano e é maior entre outubro e março, meses em que chove mais. E não é só a vista que vale a pena: o som das águas caindo também é irado!

VEM MAIS POR AÍ!
Outros lugares já são Maravilhas da Natureza ou estão prestes a serem confirmados na lista:

CONFIRMADOS
Ilha de Jeju (Coreia do Sul):
 ilha vulcânica onde fica a maior montanha da Coreia.

Rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas): passa por uma caverna cheia de estalactites e estalagmites (formações minerais que são típicas de cavernas).

ESPERAM A CONFIRMAÇÃO
Baía de Halong (Vietnã):
 com ilhas de vários tamanhos, tem cavernas gigantes e diversas espécies de peixes e moluscos.

Floresta Amazônica (Brasil e outros países da América do Sul): representa mais da metade das florestas tropicais do mundo.

Montanha da Mesa (África do Sul): tem 6 milhões de anos e o topo achatado. Lá existem 1 470 espécies de flores.

Parque Natural de Komodo (Indonésia): foi fundado em 1980 para proteger o dragão-de komodo e hoje também é o lar de outras espécies.

Autor: Júlia Moióli

Fonte: Planeta Sustentável – Planetinha

Print Friendly, PDF & Email