fbpx
As cidades estão localizadas, em sua maioria, na África e na Ásia. Foto: shelbyasteward

As 10 piores cidades do mundo para viver

Se você não habita em uma das 10 cidades que podem ser consideradas quase um paraíso terrestre, conforme o ranking divulgado pelo EcoD, não precisa se preocupar, pois, provavelmente, seu lar não está situado em uma das dez piores cidades do mundo para se viver.

Localizadas, em sua grande maioria, na África e Ásia, as piores cidades do mundo são, em geral, grandes metrópoles violentas, com alta densidade populacional, altos índices de criminalidades, congestionamento, poluição, baixa educação e cultura, de acordo com o levantamento divulgado pela Unidade de Inteligência da revista britânica The Economist.

A publicação elaborou um estudo com 140 cidades ao redor do mundo e determinou quais delas são as melhores para se viver. As cidades foram avaliadas em 30 fatores divididos em cinco áreas: saúde, violência e estabilidade, educação, infraestrutura e, por fim, meio ambiente e lazer.

Conforme estes critérios, a cidade ideal seria média, com baixa densidade populacional, com um bom leque de atividades recreativas, boa infraestrutura e baixos índices de criminalidade. Ao contrário das cidades que você irá conhecer a seguir.

01-abijan.jpg
Foto: SocE

10 – Abidjã (Costa do Marfim)

Maior cidade da Costa do Marfim, Abidjã é uma espécie de “São Paulo” piorada do país. A metrópole concentra a base econômica e o maior contingente populacional (4,7 milhões de habitantes) da Costa do Marfim. Altos índices de criminalidade, violência extrema, abuso de poder e corrupção, além de taxas elevadas de consumo de cocaína entre os jovens tornam a cidade uma péssima opção para se viver.

01-teera.jpg
Foto: United4Iran

9 – Teerã (Irã)

Já se passaram quase 20 anos desde que os Paralamas do Sucesso compuseram a canção “Teerã” (1986). No entanto, a letra que questiona “Por quanto tempo ainda vamos ter/Nas noites frias e nas manhãs/Imagens de dor/Em rostos marcados/Pequenos demais pra se defender” continua atual. Claro, a cidade não convive mais com os bombardeios diários da Guerra Irã-Iraque. Porém, a violência ainda está presente na vida dos iranianos. Falta de liberdade de expressão, desrespeito aos direitos humanos e repressão estatal, além dos “comuns” problemas de poluição e congestionamento completam o quadro da nona posição do ranking.

01-duala.jpg
Foto: Christing-O-

8 – Duala (Camarões)

A maior cidade de Camarões acumula baixos índices de saúde, cultura e educação. Apesar de possuir um toque rural, como não poderia faltar no Top 10 das piores cidades para se viver, Duala possui ainda problemas crônicos de congestionamento e poluição. Em 2009, a cidade foi considerada a “mais cara” da África e a 27ª em todo o mundo, pela consultoria Mercer.

01-tripoli.jpg
Foto: gordontour

7 – Trípoli (Líbia)

Antes considerada uma das cidades mais ricas e modernas do continente africano, não é preciso muito esforço para descobrir por que Trípoli figura na sétima posição entre as 10 piores cidades do mundo para se viver. Desde quando os rebeldes começaram a revolta contra o ex-ditador Khadafi, além de ter os principais prédios públicos, escolas e hospitais destruídos, a segunda maior cidade líbia passou a conviver com a violência e a tensão. Para piorar o quadro, a população enfrenta ainda a escassez de água.

01-carachi.jpg
Foto: hassamq7

6 – Carachi (Paquistão)

Com o melhor índice de educação no Top 10 das piores cidades, o que torna Carachi uma cidade indesejável é a violência. A capital financeira do Paquistão, volta e meia vira palco de atentados. Tão populosa quanto São Paulo, com quase 16 milhões de habitantes, Carachi sofre com a corrupção e a burocracia. Na cidade, existe até mesmo um mercado negro de água potável, escassa na região.

01-argel.jpg
Foto: iñaki do campo gan

5 – Argel (Argélia)

O grande gargalo da capital da Argélia é justamente a infraestrutura. A cidade enfrenta diversos problemas sociais, principalmente relacionados a habitação e ao desemprego.

01-harare.jpg
Foto: 2E0MCA

4 – Harare (Zimbábue)

Considerado o pior lugar do mundo para viver desde 2009 pelo ranking, este ano Harare conseguiu subir de posição. Infelizmente, a proeza se deu devido à piora das três últimas cidades do ranking, e não da melhoria de Harare, que continua sofrendo com ausência de serviços públicos de saúde e de transporte, além da escassez energia e água.

01-lagos.jpg
Foto: The Advocacy Project

3 – Lagos (Nigéria)

A segunda maior cidade africana possui uma desigualdade latente. Rica em petróleo, Lagos atrai cerca de 600 mil imigrantes anualmente oriundos de todo o continente. O problema é que a cidade, que possui 40% do território imerso sob a água, não consegue absorver a demanda e garantir a infraestrutura necessária para toda a população. O resultado pode ser visto, por exemplo, no sistema de saneamento precário, que não cobre nem metade dos habitantes. Além disso, a eletricidade funciona apenas algumas horas no dia.

01-porto.jpg
Foto: eGuide Travel

2 – Porto Moresby (Papua-Nova Guiné)

A segunda pior cidade do mundo para se viver acumula altos índices de pobreza, criminalidade, acesso restrito à saúde e uma cultura de gangues que dissemina ainda mais a violência em Port Moresby. A capital de Papua-Nova Guiné é uma das exceções do ranking em termos de superpopulação, mas isso não diminui a ausência de infraestrutura da cidade e a alta taxa de desemprego.

01-dacca.jpg
Foto: mknobil

1º – Dacca (Bangladesh)

Para ganhar o troféu de pior cidade do mundo para se viver, Dacca reuniu praticamente todos os itens ruins das cidades acima mencionadas. Péssima qualidade do transporte público, violência, altas taxas de criminalidade e ainda enfrenta sérios problemas de poluição. A coleta do lixo é quase inexistente, a água, proveniente dos rios cheios de lixo, é contaminada, e o sistema educacional público foi classificado pelo levantamento como “intolerável”.

Fonte: EcoD

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
As cidades estão localizadas, em sua maioria, na África e na Ásia. Foto: shelbyasteward
As cidades estão localizadas, em sua maioria, na África e na Ásia. Foto: shelbyasteward

Publicado

em

, , , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.