fbpx
Ártico tem maior degelo já registrado

Ártico tem maior degelo já registrado

Centro Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC), anunciou nesta quarta-feira (19) que o Ártico apresentou um degelo recorde desde 1979, quando a região começou a ser monitorada por satélites. O motivo seriam as altas temperaturas registradas durante o verão no Hemisfério Norte.

De acordo com o Centro, que é ligado à Agência Espacial Americana (Nasa), entre os meses de março e setembro deste ano, o Ártico perdeu 11,8 milhões de km² – área que é maior do que todo o território brasileiro, por exemplo. O registro foi considerado, pelos cientistas do NSIDC, a maior perda de gelo já detectada pelos satélites da região durante um verão.

Ainda segundo o Centro, em 16/09 o território congelado do Árticochegou à marca de 3,41 milhões de km². O último degelo recorde havia sido registrado em 2007, quando a região ficou com, apenas, 4,17 milhões de km² de território congelado.

área de gelo do Ártico deve se reestabelecer gradativamente com a chegada do outono, mas, de acordo com os cientistas do NSIDC, fica o alerta de que as temperaturas do Hemisfério Norte estão alcançando níveis nunca antes atingidos.

Fonte: Planeta Sustentável

Ártico tem maior degelo já registrado
Ártico tem maior degelo já registrado

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.