fbpx

Alface, tomate e pão de forma são os mais desperdiçados

Qual é o alimento que você mais desperdiça? Para 50% dos internautas do Akatu, alface e tomate vêm em primeiro lugar; pão de forma em segundo, com 30%, e queijo branco em terceiro, com 10% dos votos. Esses e outros dados foram recolhidos no levantamento “Brasileiro e a compra de alimentos”, realizada pela internet entre os dias 13 e 27 de outubro. Responderam è enquete eletrônica 429 pessoas.

Nessa amostra da internet, 66% dos entrevistados disseram pertencer a famílias de até três pessoas; 8,6% moram sozinhas; 33,6%, em duas pessoas; e 23,8%, em três. Famílias de seis ou mais pessoas somaram apenas 3%.

A pesquisa do portal não tem validade científica, por ser uma enquete entre usuários de internet e internautas que visitam o portal do Akatu, mas um levantamento do Akatu divulgado em 2009 apontava que, em média, um terço dos alimentos perecíveis comprados pelas famílias são desperdiçados dentro de casa.

Desta vez, a pesquisa feita pela internet, revela dados curiosos sobre o momento em que o alimento é desperdiçado. Mais da metade dos internautas (54,8%) perdem comida no armazenamento, ou seja, o alimento tem de ser jogado fora porque venceu ou estragou antes de ser preparado. O pós-consumo é o segundo fator que mais leva comida para o lixo, com 34,5% dos entrevistados que preparam, guardam e, em razão de não comerem, a comida estraga. Na terceira posição aparece o preparo como o momento de maior desperdício, com 23,1%, e, em último lugar, o consumo ou a sobra no prato, com 15,2% dos votos dos entrevistados. A soma ultrapassa 100%, porque esta questão comportava respostas múltiplas.

Na questão sobre comida jogada fora em razão de vir em grande quantidade da fábrica, as verduras foram as mais votadas (25%), com destaque para a alface e o brócolis. Pão de forma, leite e derivados apareceram uma posição abaixo, com 12% de citações cada um. Outros alimentos também foram considerados pelos internautas, mas com baixo índice de resposta, como é o caso do pão francês (6%), arroz (4%) e banana (4%).

O levantamento do Akatu ainda teve espaço para as pessoas explicarem a razão de tanta comida ir para o lixo. Uma alegação comum entre os internautas é a compra em excesso, principalmente de verduras e frutas, em razão da posterior falta de tempo para ir ao mercado. Uma opinião comum entre aqueles que moram sozinhos ou em poucas pessoas é a respeito do pão de forma que mofa. Para eles, a produção de pacotes menores reduziria o desperdício.

Sacolas retornáveis
Para incentivar que o público participasse da enquete, o Akatu sorteou 20 sacolas entre os internautas. Leia aqui a lista parcial dos vencedores.

Fonte: Instituto Akatu

Maioria dos alimentos estraga antes mesmo do preparo; dados foram recolhidos em enquete no portal e nas redes sociais do Akatu

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.