fbpx
Moradores do Morro da Providência foram capacitados para criar hortas orgânicas em casa Fotos: Illuminaut

Agricultura sustentável urbana melhora alimentação em comunidade carioca

Apostar em telhados verdes para melhorar a qualidade do ar nas cidades já está consagrado como uma alternativa factível e eficiente em grandes metrópoles mundiais, como Nova Iorque. A tendência mundial já desembarcou em terras brasileiras, com um tempero a mais: a ideia é a de que, além de melhorar a qualidade do ar, a iniciativa garanta uma alimentação saudável para aqueles que não podem arcar com os custos de hortaliças e verduras.

Foi isso que os moradores do Morro da Babilônia, favela carioca próxima ao turístico bairro do Leme, começaram a fazer. Plantadas nas lajes, as hortas orgânicas oferecem a população com baixa renda a oportunidade de melhorar a alimentação e, ainda por cima, ganhar um dinheiro extra com isso. Sem contar com os benefícios para o meio ambiente em geral, como a absorção de CO2 da atmosfera, a regulagem do clima da região e a purificação do ar atmosférico.

As hortas orgânicas são fruto de seis meses de aulas de técnicas para desenvolver hortas urbanas sustentáveis nos telhados e nos quintais das residências de 16 habitantes da comunidade, oferecidas pela associação civil Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Ação

“Agora temos uma ferramenta que nos dá a oportunidade de empreender um negócio, cuidar da nossa dieta e ensinar ao resto da comunidade”, afirmou à Agência Efe, o aluno Luiz Alberto de Jesus, 52 anos. Ele construiu no telhado de sua casa uma plantação de alfaces, tomates, rúcula e outras hortaliças, fertilizando-as com adubos artesanais que aprendeu a preparar durante o curso.

babilonia2.jpg

A iniciativa denominada Frente de Agricultura Urbana Orgânica do projeto Rio Cidade Sustentável é um dos cursos realizados no Morro da Babilônia, como de manutenção das residências e promoção do turismo. O projeto será levado a outras favelas da cidade, mas continua na comunidade fazendo com um acompanhamento dos resultados nos próximos seis meses.

Fonte: EcoD

Moradores do Morro da Providência foram capacitados para criar hortas orgânicas em casa Fotos: Illuminaut
Moradores do Morro da Providência foram capacitados para criar hortas orgânicas em casa
Fotos: Illuminaut

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.