Acre adere ao Portal do Observatório do REDD

O governo do Acre disponibilizou ontem (7) no Portal do Observatório do REDD (Portal OR) as informações sobre o Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (SISA). Construído como uma política de valorização e incentivo para ações de pagamento por serviços ambientais a finalidade do SISA é promover a economia sustentável, equilíbrio climático, manutenção da biodiversidade e o sequestro de carbono.

Reduzir suas emissões de CO² em 80%, atingindo o potencial de 164 milhões de toneladas é a grande meta do Sistema. O governo acreano disponibilizou um mapa socioambiental, contendo uma série de informações e documentos do SISA no Portal OR.

As iniciativas cadastradas interagem tanto com os comunitários como os empreendedores, financiadores, sociedade civil, estudiosos e governo que poderão realizar um acompanhamento das atividades por meio de notícias, fotos e vídeos.

O SISA faz parte da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal e é uma ferramenta para alavancar o desenvolvimento sustentável do estado por meio de projetos.

O Acre é um dos pioneiros no país a adotar o Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais. Extrativistas, indígenas, pequenos, médios e grandes produtores poderão ser contemplados com suas ações. A iniciativa, que é coordenada e monitorada pelo Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), contou com a parceria da GIZ, WWF, CARE, IPAM, GTA, CPI, IUCN, CIFOR, WHRC, CNS, UFAC, EMBRAPA, EDF, FOREST TRENDS para sua construção.

De acordo Mônica de Los Rios, do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre, o Sistema foi criado por uma lei que estabelece princípios e critérios de serviços ambientais, em que um dos pontos é a transparência.  Para ela “O Portal OR é uma ferramenta que estimula o diálogo entre potenciais beneficiários, financiadores, sociedade civil e outros estados. O IMC como responsável pela adequada execução do Sistema pode usar o Portal como um instrumento de monitoramento, sendo uma oportunidade de observar e acompanhar as ações em andamento”.

De fácil navegação a plataforma web é um espaço democrático de monitoramento e debate sobre políticas públicas em especial relacionadas ao REDD, clima e serviços ambientais. Voltado para os movimentos sociais e sociedade civil seu principal objetivo é comunicar as informações dos projetos e programas de REDD, bem como possibilitar o diálogo entre os proponentes dessas iniciativas com as comunidades beneficiárias e demais atores que tenham interesse em interagir com o portal.

Para saber mais sobre o SISA e interagir com o Projeto no Portal OR acesse: www.observatoriodoredd.org.br/portal/

 

Fonte: IPAM/ Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) 

 
Retirado do Instituto Carbono Brasil
 
Reduzir suas emissões de CO2 em 80%, atingindo o potencial de 164 milhões de toneladas é a grande meta do projeto. O governo acreano disponibilizou um mapa socioambiental, contendo uma série de informações e documentos do SISA no Portal OR.
Print Friendly, PDF & Email