50 mil devem ser retirados por possível ruptura de represa

O temor do rompimento de uma barragem no lago Tangipahoa levou autoridades americanas a ordenar nesta quinta-feira que pelo menos 50 mil pessoas que vivem perto das margens nos estados de Louisiana e Mississipi deixem suas casas.

”Uma ordem de evacuação preventiva foi emitida para a área sul do lago Tangipahoa. A barragem sofreu graves danos pelas fortes chuvas da tempestade tropical ”Isaac””, anunciou hoje o Centro de Gestão de Emergências do Mississipi, que afirmou no comunicado que a barragem não foi destruída e que as autoridades trabalham na sua recuperação.

O presidente do distrito de Tangipahoa (Louisiana), Gordon Burgess, confirmou através de sua página na internet que ”uma retirada obrigatória de moradores foi emitida para todas as áreas de baixa altitude no entorno do rio Tangipahoa devido a uma potencial falha da barragem do lago Tangipahoa, também conhecida como a represa de Percy Quinn”.

Além disso, detalhou que foram dados 90 minutos para que os cidadãos abandonassem as regiões adjacentes ao rio, que vêm sendo afetadas pela tempestade tropical ”Isaac”.

Existe o temor de que uma possível ruptura da barragem inunde áreas próximas, como as cidades de Kentwood e Robert, onde vivem cerca de 50 mil pessoas.

”O governo informou aos distritos de Gohsep e Tangipahoa da ”ruptura iminente” da represa do lago Tangipahoa, no parque estadual de Percy Quinn”, acrescentou Burgess. Além disso, o governador da Louisiana, Bobby Jindal, ordenou o fretamento de alguns ônibus para ajudar na evacuação.

”Ainda não sabemos onde (serão evacuados os residentes). Só quero afastá-los do rio”, disse Burgess à imprensa local.

A tempestade tropical ”Isaac” continua perdendo força enquanto se encaminha para a zona central do estado da Louisiana, podendo se transformar nas próximas horas em depressão tropical (ventos inferiores a 63 km/h).

Fonte: Exame.com

Inundação no Mississipi provocada pelo Isaac: A tempestade continua perdendo força enquanto se encaminha para a zona central do estado da Louisiana

Inundação no Mississipi provocada pelo Isaac: A tempestade continua perdendo força enquanto se encaminha para a zona central do estado da Louisiana

Print Friendly, PDF & Email