Washington tem subúrbio sustentável

Construção de condomínio começou em 2008 e será composta por dez casas com terraço anexados com consumo zero de energia líquida e 60% menos água

Estrutura fará uso de materiais de baixa toxicidade, entre outros, com o intuito de reduzir os impactos ambientais. O bairro irá fornecer uma fórmula facilmente replicável

Com painéis solares, coleta de água da chuva e isolamentos contra insolação, o Issaquah Highlands, um subúrbio sustentável de Washington, nos EUA, é um modelo de desenvolvimento. O projeto multi-familiar “zHome”, é o primeiro carbono neutro, do país.

A comunidade planejada é uma mistura diversificada de casas simples e multi-familiares, bem como pessoas de todas as origens e rendas. O bairro apresenta uma mistura equilibrada de atrações comerciais e de lazer aos residentes e visitantes. A comunidade ainda inclui:

Mais de 600 hectares de parques e espaços abertos, onde as pessoas podem desfrutar a natureza, fazer piquenique, jogar e praticar exercícios físicos. O espaço também inclui dois parques para cachorros.

Além disso, existem cafés, spas, um estúdio de ballet, lojas para animais e uma variedade de pequenos shoppings e lojas.

A construção da zHome começou em 2008, e será composta por dez casas com terraço anexados com consumo zero de energia líquida e 60% menos água. A estrutura fará uso de materiais de baixa toxicidade, entre outros, com o intuito de reduzir os impactos ambientais. O bairro irá fornecer uma fórmula facilmente replicável – que os desenvolvedores poderão usar para criar bairros de energia zero em qualquer lugar.

Todas as áreas construídas para fins comerciais ou residenciais do complexo serão certificadas pelo Green Building Council, com o selo LEED. Os moradores da comunidade dizem que ter uma vida sustentável é muito importante para eles, e, de fato, é a razão pela qual, muitos deles aderiram à crescente comunidade.

“Há definitivamente uma redução nos serviços públicos. Nossa conta de água é menor e a manutenção é mais baixa. Nós reciclamos mais e usamos menos plástico. Isso faz parte de uma vida sustentável”, declarou um casal de moradores ao site Building a Green House Plan.

Cada nova casa construída possui especificações “verdes”, os edifícios de varejo, residencial e comercial também atendem aos requisitos do LEED. Todas as novas casas construídas desde 2006 reuniram quatro níveis de estrelas das certificações Energy Star de Construção Verde. O centro comunitário e o prédio do corpo de bombeiros são edifícios LEED prata. O telhado verde do salão de beleza/spa reduz o escoamento de águas pluviais. Há no local, pedras e concretos reciclados da construção e área de proteção das zonas úmidas.

O subúrbio sustentável estabeleceu novas práticas de conservação de água concebidas especificamente para o noroeste do Pacífico. Estas práticas incluem: A criação de um paisagismo tolerante à seca. Fazer cumprir as normas rigorosas da paisagem que promovem a biofiltração e recarga do aquífero. Foi desenvolvido um programa de gestão da água de superfície para garantir a qualidade e a quantidade do escoamento. A água é conservada através de um sistema de monitoramento baseado nas condições climáticas para a irrigação da paisagem.

O subúrbio é um novo modelo de como viver em Washington, combinando o acesso aos bosques, trilhas, espaço aberto e parques com um estilo de vida da aldeia urbana, de bem-estar. O local foi projetado para pedestres com alternativas de transporte sustentável, com uma rede de calçadas e trilhas, que facilita a caminhada ou a pedalada de lugar para outro.

A arquitetura e as ruas foram projetadas para caminhadas e passeios de bicicleta com algo interessante para olhar e vivenciar a cada passo do caminho. Muitos bairros têm varandas e casas perto da calçada para incentivar a interação social.

O Issaquah Highlands é vencedor em mais de 18 prêmios de gestão ambiental desde 1995, e atualmente é um dos finalistas da “Comunidade do Ano da América”, de 2010, patrocinado pela Associação Nacional das construtoras.

Fonte : EXAME

Print Friendly, PDF & Email