fbpx

Voluntariado deve se tornar parte integral do novo consenso de desenvolvimento

O primeiro Relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo (SWVR – State of the World’s Volunteerism Report, na sigla em inglês), lançado em 05/12, cita uma necessidade de tornar as ações voluntárias parte integral do novo consenso de desenvolvimento.

O documento foi apresentado oficialmente durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e em diversos países, coincidindo com o Dia Internacional dos Voluntários e o encerramento do 10º Aniversário do Ano Internacional dos Voluntários (AIV+10).

Seguindo as recomendações dos Estados Membros das Nações Unidas em sua análise de progresso de 2010 rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015, o SWVR aponta que o voluntariado é um modo eficaz de implantar estratégias conduzidas pela comunidade. Embora seja claro que são necessários maiores esforços para alcançar os ODM, há um reconhecimento cada vez maior de que o atual paradigma de desenvolvimento, baseado no desenvolvimento econômico e no acesso aos serviços, encontra-se drasticamente limitado. A dimensão do bem-estar, com foco na satisfação das pessoas, precisa de mais atenção.

A preocupação está aumentando em relação à eficácia da cooperação para o desenvolvimento. Faz-se necessário uma mudança de foco dos processos e coordenação de projetos para os resultados dos estágios finais e impactos desses processos. O relatório ressalta que é necessário compreender o papel e as contribuições do voluntariado para incorporar esse recurso vital na agenda do desenvolvimento.

O bem-estar é essencial para o novo modelo de desenvolvimento

A visão de que o Produto Interno Bruto (PIB) é um reflexo fiel da sociedade está sendo cada vez mais questionada. O relatório diz que “economias robustas e vigorosas são desejáveis, mas somente quando elas proporcionam bem-estar no modo de vida das pessoas.” A solidariedade, a paixão por uma causa e o desejo de dar um retorno à sociedade são aspectos inerentes ao bem-estar e ao voluntariado.

“Está claro que a avaliação do progresso em termos de expansão do PIB não leva em consideração todos os parâmetros essenciais para o progresso”, diz Flavia Pansieri, coordenadora executiva do programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU). “Um novo paradigma de desenvolvimento faz-se necessário, baseado em novos métodos de avaliação do progresso. O PIB permanece fundamental, logicamente, mas avaliações de compromisso individual e social também precisam ser consideradas junto com a sustentabilidade ambiental. Valores como participação, engajamento e inclusão são indispensáveis à promoção do bem-estar das pessoas e da sociedade.”

Geração de dados confiáveis e abordagem de ideias equivocadas

O SWVR demonstra que o voluntariado é universal e abrangente em termos numéricos, mas as ideias equivocadas e a falta de metodologias padronizadas de avaliação são um obstáculo para sua abrangência e alcance. “Para fazer jus ao seu potencial, as dimensões e os valores reais do voluntariado precisam ser reconhecidos como um elemento essencial para o progresso sustentável e nivelado das comunidades e nações”, avalia Flavia.

O relatório demonstra que o voluntariado está presente em cada aspecto da vida e da cultura. Muitos serviços do setor público em todo o mundo dependem de voluntários. O engajamento dos voluntários no setor privado tem crescido progressivamente desde a metade da década de 1990. Ademais, o voluntariado não é um privilégio restrito aos mais ricos e aos mais instruídos: o voluntariado é muito difundido em meio às pessoas de baixa renda. Homens e mulheres voluntárias contribuem em aproximadamente a mesma quantidade de horas. Enquanto a participação de jovens nas organizações está diminuindo, parece haver uma mudança no sentido de formas menos estruturadas de engajamento, como por meio da internet.

O relatório aponta que embora as ações voluntárias não objetivem retorno financeiro, o reembolso de despesas e alguns benefícios podem ser justificados. A quantidade progressiva de políticas e leis em âmbito nacional que incentivam o voluntariado e protegem os direitos dos voluntários ressalta que os governos têm um papel a exercer no campo do voluntariado. Entretanto, o Estado não deve encarar o voluntariado como um meio de justificar reduções na prestação de serviços.

O relatório conclui que a pesquisa sobre voluntariado está em fase inicial e confere aos governos a tarefa de incentivar estudos mais empíricos. Como primeiro passo, um único órgão governamental deve ser responsável pela avaliação do voluntariado no país em vez de depender de levantamentos feitos órgão a órgão. Essa medida deve ser acompanhada de um acordo internacional sobre padrões mínimos e metodologia para assegurar a comparação internacional de dados.

Novas formas de desenvolvimento

O SWVR ilustra como as três maiores tendências estão mudando a face do voluntariado no início da globalização e da era digital: a migração e as viagens estão transformando o modo como as pessoas se voluntariam; o setor privado está cada vez mais envolvido no voluntariado; e as tecnologias da informação e comunicação estão fornecendo novos meios de participação voluntária.

O voluntariado online tem aumentado apesar da diferença significativa entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento em termos de acesso à internet, aponta o relatório. O voluntariado internacional está passando por grandes mudanças devido à introdução dos esquemas de voluntariado Sul-Sul ou Sul-Norte. A nova forma de turismo voluntário (“volun-tourism”, em inglês) está em expansão e o setor privado está cada vez mais envolvido com a evolução das práticas de responsabilidade social coorporativa.

O SWVR diz que “formas modernas de voluntariado têm o potencial de contribuir significativamente para o desenvolvimento humano”. Apesar dos obstáculos, essas novas oportunidades, que incluem a responsabilidade social corporativa, favorecem o acesso ao voluntariado para mais pessoas. “Essas notícias são excelentes para a essência de nossas sociedades”, conclui o SWVR.

O voluntariado é importante na superação de obstáculos

O voluntariado fornece uma direção importante para a saída da pobreza ao construir capital social, humano, natural, físico, financeiro e político. O voluntariado pode ser especialmente eficaz quando os recursos nas comunidades locais são utilizados em conjunto, entretanto, como aponta o relatório, para que as pessoas saiam da pobreza, faz-se necessário um sistema de apoio articulado com o mundo exterior e investimentos para promover um ambiente favorável.

O relatório constatou que as ações voluntárias são formas fundamentais de superar a exclusão social, visto que essas ações podem aumentar o sentimento de valor próprio, bem como ajudar no desenvolvimento de vocações e outras habilidades. Para as comunidades, as ações voluntárias podem levar a uma relação mais coesa por meio do estabelecimento da confiança. Isso também coloca em ação recursos humanos que se encontravam inativos, podendo, dessa forma, conduzir a um cenário de ganhos econômicos. O SWVR aponta que o voluntariado precisa ser conhecido plenamente para que seja colocado no seu lugar devido: o debate público sobre inclusão social. Os governos podem fazer melhor uso do voluntariado como uma ferramenta complementar para políticas sociais.

Recurso essencial frente às guerras e catástrofes

O relatório cita a necessidade de integração das ações voluntárias às políticas e programas voltados para a prevenção de conflitos e às ações posteriores a esses eventos. Vários exemplos demonstram como o voluntariado pode exercer um papel positivo em situações de conflito e pós-conflito. Essas ações podem ser altamente eficazes em afastar as pessoas da violência, bem como em estabelecer coesão e paz depois de um conflito aberto. “Reforçar os valores de solidariedade e o apoio mútuo é tão importante para uma sociedade pacífica quanto reconstruir a infraestrutura e estabilizar a economia”, diz a coordenadora do VNU, Flavia Pansieri.

Ao ajudar na prevenção, mitigação e reação às catástrofes, os voluntários contribuem imensamente para a construção de comunidades resilientes, constata o relatório. Programas para o enfrentamento de catástrofes estão em constante aperfeiçoamento para reforçar a prevenção, mitigação e preparo, nos quais as ações voluntárias exercem um papel fundamental.

Na fase de recuperação, aponta o relatório, os esforços de reconstrução costumam ser voltados para a infraestrutura física e ignoram a infraestrutura social. Pesquisas empíricas demonstram que comunidades com mais confiança, engajamento cívico e redes sociais mais sólidas, que são amplamente baseadas em trabalho voluntário, têm mais chances de se recuperar depois de uma catástrofe do que comunidades fragmentadas e isoladas.

Em suma, a coordenadora executiva do programa VNU destaca em sua mensagem no relatório: “O voluntariado é mais que uma ferramenta para o desenvolvimento. Seus valores centrais são indispensáveis para conduzir o mundo no sentido de um futuro mais sustentável. Em todo o planeta, as pessoas estão reconhecendo cada vez mais que nossos padrões insustentáveis de produção e consumo precisam ser modificados. Para que isso aconteça, a vontade política sozinha não é o suficiente. As pessoas precisam participar e se empenhar”.


(PNUD Brasil)

Voluntariado deve se tornar parte integral do novo consenso de desenvolvimento
Voluntariado deve se tornar parte integral do novo consenso de desenvolvimento

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.