Vírus da gripe agrava quadros de pneumonia

Para autores, revisão de estudos deve ajudar a orientar políticas de saúde pública e estratégias de vacinação

 

A cada ano, cerca de 90 milhões de crianças contraem gripe, o que leva a um milhão de hospitalizações e 111.550 mortes devido a pneumonias relacionadas à gripe, sendo que 99% dos casos ocorrem em países em desenvolvimento. Os dados foram publicados no Lancet.

Para os autores, estimativas recentes da incidência global de pneumonia e mortalidade associada às bactérias Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae e ao vírus sincicial (RSV) não explicam completamente o peso da pneumonia em crianças, então o papel de outros patógenos precisa ser investigado. E isso inclui o vírus da influenza, associado a inúmeras internações e fácil de prevenir com vacinação.

Os pesquisadores fizeram uma revisão de 43 estudos, que envolvem dados de quase 8 milhões de crianças. Eles estimam em cerca de 90 milhões novos casos de gripe em crianças com menos de cinco anos, e 20 milhões de casos de pneumonia associada à gripe – o que representa 13% de todas as pneumonias infantis. No ano de 2008, pesquisas sugerem entre 28 mil e 111 500 mortes em crianças com menos de cinco anos em decorrência de pneumonias associadas à gripe.

A revisão dos dados levou à conclusão que o vírus da influenza é o segundo micro-organismo causador de doenças mais comum em crianças com pneumonia e contribui substancialmente para o aumento da hospitalização e mortalidade.

Segundo o texto, as estimativas devem orientar políticas de saúde pública e estratégias de vacinação, especialmente nos países em desenvolvimento.

Das agências de notícias

Print Friendly, PDF & Email