Vietnã ganha centro cultural feito com bambu

Um bom exemplo de arquitetura com bambu pode ser visto na província de Vinh Phuc, Vietnã. A estrutura, em forma de asa, é uma maravilha arquitetônica feita deste material. O projeto ganhou o Prêmio Internacional de Arquitetura do Chicago Athenaeum Museum, nos Estados Unidos.

O objetivo principal deste trabalho é explorar as oportunidades na área de projetos estruturais feitos somente com bambu. O local está rodeado por natureza: lagoa e vegetação. Na obra, o bambu é usado não apenas como um material de acabamento, mas também como uma substância estrutural, ou seja, é uma construção de bambu pura. Nenhum material de aço ou outros de madeira foram utilizados.

Muitos países, particularmente os Asiáticos, vêm tentando desenvolver suas economias para permanecer no mundo competitivo atual. Suas condições econômicas estão melhorando rápidamente, mas também levando à destruição do meio ambiente.

Agora é o momento de reavaliar o valor dos recursos naturais e, entre tantos, um dos mais fáceis de ser obtido é o bambu. A planta cresce rapidamente e é encontrada em todo o planeta. Sua capacidade de uso pode levar a população mundial a viver em um ambiente mais sustentável.

A estrutura excepcional, voando sobre o céu, como asas de pássaro, faz com que seja possível entender a existência de um grande espaço livre sem nenhuma coluna. A forma da cobertura [como asas de aves] faz com que o ar circule dentro do edifício e, consequentemente, ajuda na melhoria das condições ambientais, uma vez que minimiza o uso de ar condicionado.

Este espaço “aberto”, no centro cultural, será usado para desfiles de moda, programas musicais, assembleias e seminários. O projeto auxilia na introdução de um novo desenvolvimento com novos recursos disponíveis na natureza.

Fonte: Painel Ambiental

Projeto ganhou o Prêmio Internacional de Arquitetura do Chicago Athenaeum Museum, nos Estados Unidos

Print Friendly, PDF & Email