Ucrânia terá uma das maiores plantas de energia solar

A Ucrânia está prestes a ter uma das maiores plantas de energia solar da Europa, com capacidade de geração de 80 MW, de acordo com a Worldwide News Ukraine. Uma usina está sendo construída pela austríaca Activ Solar, e vai ocupar uma área de quase 5,5 mil metros quadrados em Okhotnykove, no oeste do país, segundo o HuffingtonPost. Dividida em quatro etapas da obra, duas já estão prontas, um total de 40 MW; a outra metade deve ficar pronta até o fim do ano.

Planta de Okhotnykove está sendo construída em quatro etapas/ Foto Divulgação

A geradora de energia está sendo construída como parte do projeto nacional de Energia Natural, lançado em 2010 pela agência estatal ucraniana de eficiência energética. O objetivo do programa é construir 2 mil MW em capacidade de produção de energia limpa, e responder por 30% da energia obtida com recursos renováveis no país, até 2015.

“Um projeto dessa envergadura significa uma mudança radical no desenvolvimentode energia solar na Europa, além de seguramente posicionar a Ucrânia como um fornecedor de energia limpa”, afirma Kaveh Ertefai, CEO da Activ Solar. De acordo com dados do Cia World Factbook, o país do leste europeu já é um exportador de energia, que fornece a Hungria, Polônia, Rússia e Eslováquia, entre outros. Apesar disso, três quartos do petróleo e do gás natural consumidos na Ucrânia vêm da Rússia.

Worldwide News Ukraine afirma que atualmente a maior planta solar europeia está na Itália e produz 72 MW, ou seja, quando pronta, a usina da Ucrânia seria a maior do mundo. Mas os dados do site PV Resources – que reúne informações sobre uso de células fotovoltaicas – afirmam que a área em Montalto di Castro, no país da bota, tem capacidade de geração de até 84.2 MW. O segundo lugar, segundo o site, ficaria com a área de Finsterwalde, na Alemanha, que soma 80.2 MW, segundo o Huffington Post

Fonte : Jornal do Brasil

Print Friendly, PDF & Email