SC recicla 15% do volume total de plásticos reciclados no Brasil

Capacidade instalada total do segmento de reciclagem de plásticos foi de 189,1 mil toneladas em 2010.

O setor de reciclagem de plástico em Santa Catarina conta com 105 empresas em operação. As companhias reciclam aproximadamente 15 % do volume total reciclado no País. Os dados são do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Oeste de Santa Catarina (Sindioeste) e fazem parte de uma pesquisa que traça o perfil da indústria de reciclagem mecânica de plásticos do Estado.

Um dos pontos que preocupa os empresários é a capacidade ociosa das empresas. O presidente do Sindicato Alceu Lorenzon, aponta que a capacidade instalada total do segmento de reciclagem de plásticos foi de 189,1 mil toneladas em 2010, no entanto, o nível operacional foi de 67% no período. Do total de matéria-prima reciclada, só 40% é de Santa Catarina, o restante vem de outros estados.

Cinco mil empregos

O levantamento mostra que o faturamento anual das empresas do setor ultrapassa os R$ 308 milhões ao ano, com média de R$3,3 milhões por empresa. O setor gera aproximadamente cinco mil empregos diretos com média de 48 colaboradores por companhia.

A indústria de reciclagem de Santa Catarina representa 44% do total do setor na região Sul em termos de produção. Dentre as indústrias recicladoras do Sul do País, o segmento no estado é o mais representativo em termos de funcionários e faturamento.

O conceito de indústria de reciclagem mecânica de plásticos envolve diferentes tipos de empresas, conforme o processo e produto comercializado. Empresas de triagem (além do produto plástico reciclado, também vendem o resíduo selecionado), empresas recicladoras (apenas comercializam), empresas de transformação (transformam o produto plástico separado em produto final e o comercializam) e empresas de triagem e transformação.

Fonte : EconomiaSC

 

PrintFriendly and PDF