fbpx

Reunião da ONU sobre segurança nuclear termina com metas ambiciosas e sem mudanças práticas

VIENA – O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) declarou nesta sexta-feira, 24.6, que uma conferência sobre segurança nuclear foi “um sucesso”, apesar dos países-membros terem se recusado a dar à agência quaisquer poderes para fazer cumprir novas medidas de segurança.

 

Yukiya Amano, chefe da agência nuclear da ONU, disse que a conferência traçou um caminho pós-Fukushima para evitar ou mitigar futuros desastres em reatores nucleares.

 

Mas embora as recomendações aprovadas pela conferência da AIEA sejam ambiciosas – incluindo a revisão de agências regulatórias nacionais por pares e inspeções aleatórias da AIEA sobre a segurança de usinas nucleares – o cumprimento das práticas ainda é voluntário. Seu sucesso dependerá em como serão observadas, e por quantos países.

 

Amano ainda estava otimista, dizendo nos comentários finais que a reunião “havia alcançado seu principal objetivo, pavimentar o caminho para melhorar o arcabouço global de segurança nuclear”.

 

“O resultado será um fortalecimento da segurança nuclear, da preparação para emergências e da proteção contra a radiação para as pessoas e para o ambiente em todo o mundo”, disse ele a delegados.

 

Nos últimos cinco dias, cerca de 30 ministros se juntaram a cerca de 1.000 especialistas para debater lições aprendidas com o desastre nuclear japonês – e como reduzir as chances de novas catástrofes.

 

Documentos da conferência mostram que os delegados estavam satisfeitos em trabalhar para melhorar as atuais práticas de segurança e medidas de emergência sem dar à AIEA o papel de fazê-las cumprir.

 

Relatório da AIEA publicado antes da conferência em Viena refletia as limitações da dependência do cumprimento voluntário. Chegou a culpar o Japão por não implementar várias das medidas de segurança da agência nos anos anteriores ao desastre de Fukushima.

 

Amano reconheceu que somente a implementação de novas práticas de segurança, mais amplas, as tornará efetivas.

 

“A questão não é o processo, é o resultado”, disse.

Fonte: estadão

 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.