Projeto prevê instalação de placas fotovoltaicas em comunidades amazônicas

Ele será inicialmente implantado em Parintins, onde cada casa deve ganhar um teto solar

Além da energia solar, pesquisadores afirmam que a região tem condições de desenvolver outros tipos de energia renovável

A 6ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam), em Manaus, apresentou na última quarta-feira (26) projetos de soluções energéticas que prevêem a implantação de energia solar fotovoltaica em 12 comunidades do Amazonas.

O projeto será inicialmente implantado em Parintins, no interior do estado. Nesta fase de teste, cada casa deve ganhar um teto solar. Posteriormente, o modelo será instalado em outras regiões amazônicas.

“Buscamos projetos que tenham aplicações sustentáveis na Amazônia e para isso, estamos fazendo o projeto que utiliza o sistema fotovoltaico no interior. São localidades difíceis de atender até mesmo levando óleo diesel”, explica o engenheiro da empresa Amazonas Energia, José Carlos Medeiros.

A iniciativa também pode ser útil a comunidades distantes, que não possuem energia elétrica em suas residências. Além da energia solar, pesquisadores afirmam que a região tem condições de desenvolver outros tipos de energia renovável.

A Fiam acontece no Studio 5 Centro de convenções, na Zona Sul de Manaus, até o próximo sábado (29). A feira é considerada o maior evento multissetorial do Amazonas. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), estima que o evento consiga movimentar cerca de US$ 12,5 milhões de dólares.

Fonte : exame.com

Print Friendly, PDF & Email