fbpx

Pesquisa aponta que brasileiro acredita na escassez de água em 2050

Um estudo, realizado pela consultoria estratégica de gestão e negócios, OThink, durante setembro e outubro de 2011, apontou que mais de 2/3 dos entrevistados acreditam que haverá falta de água (68%) no planeta em 2050. Nesse quesito as mulheres são mais pessimistas do que os homens, 73% das entrevistadas acreditam na falta de água potável em 2050 enquanto 63% dos homens têm a mesma opinião.

Em contrapartida, os entrevistados são otimistas em relação ao esgotamento das reservas de petróleo, gás natural e carvão. Quase a metade das pessoas (48%) acredita que os recursos naturais não se esgotarão. Entre as classes sociais, a classe A é a mais otimista, 55% acredita que em 2050 ainda teremos reservas de petróleo, gás e carvão, enquanto que 41% dos entrevistados pertencentes a classe C tem a mesma crença.

Apesar de acreditarem que não haverá escassez de petróleo, apenas 17% dos entrevistados não acreditam na total substituição desse combustível por energia renovável em veículos e outros meios de transportes. Nesse quesito, as mulheres são um pouco mais otimistas do que os homens, 68% das entrevistadas acreditam na substituição de combustível enquanto que 62% dos homens têm a mesma opinião.

Os brasileiros também se mostram descrentes em relação à possibilidade de extinção da Floresta Amazônica. Apenas 16% dos entrevistados acreditam que a Floresta será extinta, a maioria (59%) acredita que ela não será e 25% não tem certeza. Quando analisadas as respostas por nível de escolaridade, as pessoas com curso superior são um pouco mais otimistas, apenas 13% acreditam que a Amazônia será extinta.

A pesquisa apontou ainda que quase 2/3 dos entrevistados (65%) acreditam que em 2050 todos os produtos e materiais utilizados serão reciclados enquanto que 21% não acreditam nessa evolução e 14% afirmaram não saber. O grupo de entrevistados mais otimistas em relação a essa questão é formado por pessoas com mais de 55 anos de idade – 71% dos entrevistados desse grupo acredita na reciclagem total de todos os produtos.

 
Fonte: Instituto Carbono Brasil
 
Já em relação ao esgotamento das reservas de petróleo, gás natural e carvão e da extinção da Floresta Amazônica, o brasileiro é mais otimista
Já em relação ao esgotamento das reservas de petróleo, gás natural e carvão e da extinção da Floresta Amazônica, o brasileiro é mais otimista

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.