fbpx

Pelo 3º ano consecutivo, pimentão é o campeão de agrotóxicos

Outros três tipos de vegetais tiveram a maioria de suas amostras consideradas insatisfatórias: morango, pepino e alface

 

Quase um terço (28%) dos hortifrútis analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2010 apresentou ou resíduos acima do limite aceitável de agrotóxicos ou vestígios de pesticidas não aprovados para o produto, segundo análise divulgada na terça-feira, 6.

Quatro tipos de vegetais tiveram a maioria de suas amostras consideradas insatisfatórias: pimentão (92%), morango (63,4%), pepino (57,4%) e alface (54,2%).

O pimentão lidera o índice de irregularidades pelo terceiro ano consecutivo. Mas, na avaliação do ano passado, tinha uma situação um pouco melhor: 80% de suas amostras foram insatisfatórias naquele momento. O ranking dos vegetais mais problemáticos trazia, em seguida, uva, pepino e morango.
Da lista divulgada na terça-feira, 6, só a batata não apresentou irregularidades. Os dados integram o relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa. Em 2010, o programa monitorou o resíduo de agrotóxicos em 18 culturas: abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate. As amostras foram coletadas em 25 estados do país e no Distrito Federal. Apenas São Paulo não participou do Programa nesse ano.
Fonte: Estadão
Pelo 3º ano consecutivo, pimentão é o campeão de agrotóxicos
Pelo 3º ano consecutivo, pimentão é o campeão de agrotóxicos

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.