Parque da Cidade implanta projeto de adoção de mudas

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, mais conhecido com Parque da Cidade, é um lugar de reserva ambiental totalmente inserido na proposta ambiental e ecológica. Uma reserva de mata virgem, localizada na região sul da cidade de Natal, mais precisamente na ZPA1 (Zona de proteção ambiental), a primeira que foi regulamentada na cidade. Ainda existem mais 9 ZPAs em Natal.

O parque Dom Nivaldo Monte atualmente está aberto de domingo à domingo das 5h às 18h. Além do visual belíssimo que o espaço oferece, lá é possível fazer caminhadas, corridas, trilhas e atividades ao ar livre. Totalmente gratuito à inteira disposição dos natalenses e turistas.

Diariamente muitas pessoas fazem atividades físicas no parque, e um há alguns meses, um grupo de aproximadamente 10 pessoas vem fazendo um trabalho muito interessante com mudas. Cada um deles plantou e adotou uma espécie de muda ( elas contribuem na recuperação das áreas degradadas que existem no interior do Parque), e desde então regam e dedicam um pouco de seu tempo ao meio ambiente.

“Uma ação que pode parecer pequena, diante do panorama geral, mas que contribui e muito para a preservação do meio ambiente como um todo”.

É o que relata Cláudio Cavalcanti, de 24 anos, uma dessas pessoas envolvidas no projeto. Morador do bairro do Planalto, ele diz que ao freqüentar o parque para fazer sua corrida diária, observou que um funcionário fazia o plantio de mudas. Em conversa com o mesmo descobriu que poderia contribuir adotando um muda e dedicando um tempinho ao planeta.

“Achei muito boa esta iniciativa. O Parque da cidade é um ótimo espaço pra atividades físicas e lazer, as pessoas deveriam freqüentar mais”, ressalta o natalense.

Cláudio corre lá de 3 a 4 dias por semana e sempre encontra tempo para cuidar de sua planta, uma espécie de Juá que ele cuida desde o dia 27 de julho deste ano.

Outra frequentadora do parque há pelo menos 5 meses, Célia Ferreira, que trabalha na Educação, também foi convidada pelos funcionários do local à participar desse projeto. Plantou uma muda, e hoje sente a satisfação de acompanhar o crescimento de sua plantinha (uma espécie de Paineira-lisa). “O Parque da Cidade é uma maravilha para a prática de atividades físicas e contemplar a natureza. Lá tem policiamento constante e as pessoas deveriam ir mais. É um espaço maravilhoso para atividade física. E em relação ao projeto de adoção de mudas, acho que é uma idéia bem simples, mas ao mesmo tempo eficiente. Logo atualmente em que vivemos um momento complicado para o meio ambiente no mundo. Me sinto feliz em contribuir para a preservação do planeta”, completou Célia.

PARQUE da CIDADE

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ou simplesmente Parque da Cidade, é um parque urbano localizado na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. O parque foi inaugurado em 21 de julho de 2008 com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Situado na Zona de Proteção Ambiental – 1 (ZPA-1) o Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo Decreto Municipal N. 8.078/06, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.

A vegetação local, reconhecida como um remanescente da Mata Atlântica, associada a algumas espécies características do cerrado e da caatinga, constituem uma área que serve de abrigo para os animais silvestres, alguns deles endêmicos do RN e outros em vias de extinção, além de repercutir positivamente no micro-clima da cidade.

As atividades de pesquisa, educação ambiental, visitação, recreação e turismo promovem um contato dos visitantes com a natureza, sendo estes os principais focos de utilização do parque, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável, a manutenção da integridade ambiental e cultural da região, além de incentivar o interesse da população em proteger o ambiente.

Fonte : TRIBUNA do NORTE

Print Friendly, PDF & Email