ONGs, comunidades e órgãos públicos podem divulgar boas práticas no cerrado com apoio do Serviço Florestal Brasileiro e MMA

O uso sustentável do Cerrado contribui para a manutenção de serviços ecossistêmicos, como a provisão de alimentos e de água e a regulação climática. A conservação do bioma é também uma forma de manter sua riqueza biológica. Estima-se que 50% das espécies de abelhas e mais de 40% das plantas lenhosas sejam endêmicas, ou seja, só ocorram nas savanas brasileiras, e também em torno de 5% da biodiversidade do planeta esteja no Cerrado.Fonte : florestal.gov.br

Organizações não-governamentais, comunidades tradicionais, estabelecimentos de ensino, órgãos públicos e outras instituições podem inscrever suas iniciativas e negócios sustentáveis no Cerrado para serem divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Até 13 de novembro, está aberto o cadastro de atividades relacionadas a (1) produção sustentável, (2) beneficiamento e comercialização eficientes, (3) tecnologias socioambientais, (4) políticas públicas para o Cerrado e (5) turismo sustentável.

As iniciativas mais inspiradoras serão selecionadas e divulgadas em diversos meios pelo Serviço Florestal e MMA. Ao difundir práticas sustentáveis de uso do Cerrado, os órgãos visam promover a replicabilidade de ações bem sucedidas. O registro das atividades também objetiva aproximar interessados – por exemplo, produtores e compradores, turistas e empresários.

O cadastramento será feito anualmente. Em 2011, as inscrições podem ser feitas até 13 de novembro, pelo www.florestal.gov.br/noticias-de-sfb/imagens (com o Formulário Eletrônico.) Podem participar órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, fundações, organizações não-governamentais, associações indígenas, comunidades tradicionais ou agroextrativistas e instituições de ensino, pesquisa e tecnologia.

Contatos:

Assessoria de Comunicação: (61)2028-7130
Gerência de Captação e Fomento Florestal: : (61)2028-7161 fndf@florestal.gov.br

Print Friendly, PDF & Email