fbpx

Nasa diz que satélite deve cair na madrugada de sábado

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Nasa (agência espacial americana) revê a previsão da queda do satélite desativado que se aproxima da Terra.

Contrariando o comunicado anterior, a agência espacial reviu sua previsão de queda do satélite UARS para o final desta sexta ou durante as primeiras horas de sábado, no horário de Nova York (uma hora a menos do que em Brasília). A mudança teria sido ocasionada por uma desaceleração do objeto em sua queda. Novos dados devem ser fornecidos nas próximas horas, de acordo com a Nasa.

Ainda segundo o comunicado, a atividade solar deixou de ser o principal fator de influência na velocidade de queda do satélite. A trajetória aparentemente foi alterada, tornando a sua queda mais lenta.

A agência afirmou que as chances de objetos caírem na América do Norte é remota, mas a possibilidade não pode ser descartada, devido à mudança verificada.

O satélite desativado do tamanho de um ônibus está se aproximando rapidamente da Terra e deve atingir algum ponto do planeta. Apesar disso, a Nasa –proprietária do gigante de 6,5 toneladas– pede calma à população e diz que as chances de alguém ser atingido são realmente muito baixas, de 1 para 3.200.

Para a Nasa, o mais próvavel é que os fragmentos do objeto, que tem o tamanho de um ônibus e deve se partir quando entrar na atmosfera, atinjam o oceano Pacífico.

O SATÉLITE

Lançado pelo ônibus espacial Discovery em 1991, o Uars funcionou até 2005, observando a atmosfera da Terra.

Após ser desativado, passou a integrar a gigantesca massa de lixo espacial, que tem desde outros satélites defuntos até partes de foguetes e câmeras fotográficas e ferramentas “perdidas” por astronautas.

fonte :  Folha

 

 


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.