fbpx

Música vence painéis solares e bioenergia em concurso de jornalismo

A versão da Hora do Planeta de Americana é uma realização da Prefeitura da cidade e do Portal da Juventude, com o apoio das ONGs Família José e Associação Barco Escola da Natureza. _ A Banda é de Santa Bárbara d'Oeste

Os shows da banda COZero são inteiramente sustentáveis: a energia que abastece os instrumentos é gerada por Renan de Oliveira, ciclista oficial. Uma bicicleta conectada a geradores elétricos, criação do engenheiro José Carlos Armelin, baterista do quarteto (quinteto, com Renan), permite energia suficiente para o show com uma hora de pedaladas.

O estudante Carlos Giannoni, de 25 anos, venceu a sétima edição do Concurso Universitário de Jornalismo da CNN com a reportagem “Pedal sustentável”.  O objetivo de Carlos, que estuda no Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca) em Limeira, era ganhar visibilidade. Ele pretende trabalhar em São Paulo e considera os contatos o prêmio mais importante do concurso. “Até mais do que a viagem para Atlanta [sede da CNN]”, conta. A cerimônia de premiação aconteceu na capital paulista na quarta-feira, 17. A jornalista Afra Balazina, repórter de ambiente do Estado, participou da comissão de triagem, que selecionou os dez melhores vídeos.

Carlos queria fazer algo diferente para uma competição com o tema “energia renovável”. “Não queria falar de energia solar, energia eólica”, explica. “Essas coisas já são conhecidas. Eu queria algo mais lúdico e tinha ouvido falar numa banda que usava bicicleta para gerar energia”. Então jogou no Google, literalmente, “banda que usa bicicleta para gerar energia”, fez contato com os membros da banda e logo depois viajou a Santa Bárbara, aproveitando as férias. Acompanhado de dois amigos,  um deles colega na TV Jornal, de Limeira, Carlos produziu uma hora de gravação, transformada em um vídeo de dois minutos após uma madrugada de trabalho. “Editei das 19h30 às 3h30”, conta. Carregou o vídeo no YouTube dois dias antes do prazo.

Em 2009, outro aluno do Isca disputou o concurso da CNN e obteve o 5º lugar, mas Carlos foi o único a se inscrever este ano. Na gravação, usou um microfone de karaokê. Prestes a se formar, ele agora quer participar de outras competições de jornalismo.

Fonte :Cedê Silva – Especial para o Estadão.edu

Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Música vence painéis solares e bioenergia em concurso de jornalismo”

  1. Avatar de maria martha de resende

    Parabéns pelo prêmio! Comungo da mesma ideia.Conheço uma engenhoça semelhante onde pedala em uma bicicleta velha sem rodas e ligada a uma bateria de carro. Pedalando por 30 mm gera energia para 3h. em 3 lãmpadas…..
    Mas seu invento é mais elaborado e pretendo conhecer melhor e quem sabe montar uma pequena fabriqueta de ” Pedal Sustentável”….Sou ambientalista, sem ser chata.
    Se for de seu interesse entre em contato .
    Atenciosamente Martha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.