fbpx

Ministério do Meio Ambiente anuncia resultados do PPA em evento na Cidade de Penedo _ AL

Penedo _ AL/ Foto : Divulgação

O Ministério do Meio Ambiente escolheu uma das cidades históricas mais significativas do País para anunciar investimentos feitos nos últimos oito anos na bacia do São Francisco. É que, em Penedo, pequeno município alagoano, situa-se a foz do rio, batizado pelos portugueses com o nome do santo que hoje é padroeiro da ecologia, por ter sido descoberto por eles em 4 de outubro.

Aproveitando a data em que se comemora o Dia de São Francisco, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com os ministérios da Integração e da Cultura, realizam o evento “São Francisco Vive”, nos dias 3 e 4 de outubro, para chamar atenção da população sobre a necessidade de participar do processo de revitalização da bacia hidrográfica. O evento do dia 4 contará com a presença do secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Eduardo Assad, e demais autoridades do governo federal, estadual e municipal.

A festa na cidadezinha de belos casarios e construções tombadas vai se repetir em outros municípios ao longo do rio, em Alagoas, Sergipe e Minas Gerais, e o principal foco será a prestação de contas da aplicação de recursos provenientes de dois planos plurianuais (PPA) do Governo Federal.

As ações de revitalização vão desde saneamento básico à recuperação de áreas devastadas e escavações de paleontologia. A bacia do São Francisco é habitada por cerca de 18 milhões de habitantes e abrange seis estados – AL, SE, PE, BA, MG, GO – e o Distrito Federal, em 505 municípios.  São 32 sub-bacias, 168 afluentes em 2863 km de extensão.

Desde a consolidação do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, em 2004, o Governo Federal executa e apoia projetos voltados para a recuperação e conservação da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. Os resultados serão divulgados em eventos simultâneos nas  cidades de Penedo, Piaçabuçu (AL), Propriá,  Amparo do São Francisco (SE) e São Roque de Minas.

A programação terá a participação do MMA, Ministério da Integração, Codevasf, Ministério da Cultura, IPHAN/Funarte, Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Funasa, Funai, Ibama, ANA, UFAL, CBHSF, Governo dos Estados de Alagoas e Sergipe, Prefeituras Municipais de Penedo-AL, Porto Real do Colégio-AL, Igreja Nova-AL, Piaçabuçu-AL, Propriá-SE, Amparo do São Francisco-SE e São Roque de Minas-MG.

 Fonte : Victor Guerra _ Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.