Ministério da Pesca doa lanchas para fiscalização de infrações ambientais na costa do Rio de Janeiro

O ministro da Pesca, Luiz Sérgio, doou ontem (5) 14 lanchas para fiscalizar a costa do Rio de Janeiro de infrações ambientais, como a pesca predatória e vazamentos de óleo. Foram 11 lanchas para a Marinha, duas lanchas para o Instituto Estadual de Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) e uma para o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

O ministro da Pesca disse que o trabalho de fiscalização de combate às ações de pesca predatória são feitas pelos órgãos federais em conjunto com o Inea, por isso as doações ao órgão estadual. “Aqui no Rio de Janeiro, a atividade relativa à pesca é uma ação conjunta com o Inea. Então, junto com outros órgãos como o Ibama, a Marinha e a Capitania dos Portos, vamos convergir esforços utilizando esses equipamentos públicos de excelente capacidade de trabalho”.

De acordo com o secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, a doação vai ajudar o Inea, já que em algumas ações de combate contra infrações, o órgão tem dificuldades de acesso. ”Muitas vezes nós nos associamos ao Ibama para fazer ações de pesca predatória. O que no caso é em alto mar e não temos condições, não temos equipamento”.

Minc disse ainda que o número crescente de empresas se instalando no estado, faz com que aumente o risco de irregularidades ambientais. “Muitos barcos, petroleiros e navios estão aumentando suas produções. Além disso, temos as siderúrgicas e portos. Então, muitas vezes os barcos trocam a água de lavagem de lastro, poluem as baías. E a gente não está tendo como fiscalizar”.

Fonte: Agência Brasil

 

Ministério da Pesca doa lanchas para fiscalização de infrações ambientais na costa do Rio de Janeiro

Ministério da Pesca doa lanchas para fiscalização de infrações ambientais na costa do Rio de Janeiro (Foto Ilustrativa)

Print Friendly, PDF & Email