fbpx

Londrina recebe exposição itinerante da SOS Mata Atlântica nesta quarta-feira (31/8)

Projeto ficará estacionado no Parque Municipal Arthur Thomas para levar à população informações sobre o Bioma mais ameaçado do país – a Mata Atlântica.

25 anos da SOS Mata Atlântica: maturidade e novos desafios

A partir desta quarta-feira (31/8), a cidade de Londrina receberá o caminhão do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Durante cinco dias, serão promovidas atividades de educação ambiental gratuitas no Parque Municipal Arthur Thomas, no bairro Jardim Piza, com o objetivo de levar mais informações sobre o Bioma para a população. O projeto acontecerá das 11h às 16h no primeiro dia e das 10h às 16h nos demais. Entre as atrações estão oficinas, exposições, jogos educativos, palestras, análise de água, exibições de filmes e muito mais. A iniciativa tem patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e apoio local da Secretaria Municipal do Ambiente e do Flora Londrina Viveiro Florestal.
Com a visita, a ONG pretende lembrar a população de que o ar e a água que abastecem a cidade vêm da Mata Atlântica e mostrar como todos podem ajudar para evitar que a poluição e o desmatamento continuem a afetar sua qualidade de vida. De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Paraná foi o quarto estado que mais desmatou a Mata Atlântica nos últimos dois anos.
“O estado de Paraná perdeu mais de três mil hectares do Bioma no período de 2008 a 2010. Nesse mesmo período, felizmente, não detectamos desmatamento acima de 3 hectares em Londrina. Ainda assim, a população precisa ficar atenta, pois a cidade já perdeu mais de 90% da Mata Atlântica original que um dia cobriu seu território. Não podemos permitir o desmatamento e devemos evitar a ocupação em áreas de risco ou inadequadas para moradias”, observa Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG e coordenadora do estudo.
A coordenadora da exposição itinerante, Camila Plaça, comenta a importância da mudança no comportamento da população. “As pessoas precisam conhecer como e porque devemos contribuir com a conservação ambiental. É preciso que a população tenha consciência de que uma pequena ação pode fazer a diferença em nossas vidas e na das futuras gerações. Assim contribuiremos não só com a redução do desmatamento, mas com a melhoria na qualidade do ar, da água e da nossa qualidade de vida”. Camila ainda destaca que os cidadãos podem e devem cobrar das autoridades locais uma fiscalização mais rígida e a criação de mais projetos contínuos e efetivos em prol da conservação ambiental.
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. O caminhão conta, ainda, com uma estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disto, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo email itinerante@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br/blog.

Atividades do projeto itinerante em Londrina

Durante os cinco dias da exposição, serão promovidas diversas atrações na cidade, parte delas com horário marcado. No primeiro dia (31/8), acontecerá, às 11h, a solenidade de abertura do projeto e, às 16h, a coleta para análise de qualidade da água do Córrego Bom Retiro. Na quinta-feira (1/9), a equipe da SOS Mata Atlântica promoverá, a partir das 11h, uma manhã especial com os jogos educativos do projeto e, às 15h, a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Londrina” que abordará temas como desmatamento, educação ambiental, preservação, hábitos sustentáveis e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica local.
No terceiro dia (2/9), a partir das 10h, serão exibidas sessões do CineMata, o cinema socioambiental da SOS Mata Atlântica, com filmes para todos os públicos e, às 15h, uma oficina de desenho sobre os animais da Mata Atlântica. Durante o final de semana, às 11h do sábado, acontecerá a oficina de brinquedos feitos com garrafas PET e, a partir das 14h, mais jogos educativos da exposição. No domingo, às 10h, serão exibidas novas sessões do CineMata.
Há ainda diversas outras atividades que podem acontecer a qualquer momento. Entre elas estão: Mini Biblioteca para consultas, oficinas de desenhos e de pintura de máscaras, a brincadeira Caminho das Águas, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Quebra-Cabeças Ambiental e o Mapa Interativo.
O público também poderá conhecer a Maquete Dinâmica, que fica exposta durante todo o horário de funcionamento e mostra as diferenças entre dois territórios: um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada. Simulando uma chuva em cima da maquete, os educadores ambientais do projeto mostram também a importância das matas ciliares, a maneira como os lençóis freáticos são formados, como podem ser causados os deslizamentos de terra e as inundações, além de salientar como os rios assoreados interferem no cotidiano das cidades.

Monitoramento da qualidade da água

Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isto, a ONG faz a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros.
Durante a primeira visita do projeto a Londrina, a equipe analisou a água do Córrego Bom Retiro, que somou 23 pontos e foi classificado com qualidade de água ruim. Com esta pontuação, o córrego ocupou o segunda pior colocação das análises de água do projeto no Paraná, atrás apenas do Rio M’Boici, em Foz do Iguaçu. Por esse motivo, uma nova coleta de água será realizada no local, para avaliar se houve alguma mudança. O resultado da nova análise será divulgado no final da estadia na cidade, e poderá ser visualizado em www.sosma.org.br/blog.
“As análises servem para mostrar para a sociedade a real situação do território onde vive. Durante nossa visita, mostraremos a importância das águas para a nossa sobrevivência e também dos animais. A população pode e deve ajudar na conservação dos recursos hídricos, gerando menos lixo e separando corretamente os gerados, optando por produtos de limpeza que não agridam os rios e, também, cobrando e apontando erros para as autoridades locais”, destaca Camila.

Novidades da exposição

O projeto iniciou seu terceiro ciclo cheio de novidades, começando pela cenografia e comunicação visual. Novas atrações também foram criadas, como a brincadeira “Caminho das Águas”, onde o visitante vê desde a formação das chuvas e o uso das águas pela população, até o despejo dos esgotos nos rios; e também o Mapa Interativo, que mostra por meio de lâmpadas LED a quantidade de remanescentes nacionais do bioma.
De acordo com Camila Plaça, o caminhão, em sua nova jornada, revisitará algumas cidades que já receberam a exposição no primeiro ciclo, a exemplo de Londrina, mas também passará por novos locais. “Voltaremos em algumas cidades para intensificar a mensagem que queremos passar e, também, para verificar o que evoluiu depois da visita do projeto. Além disso, com o novo layout, pretendemos mostrar, para todos, que a Mata Atlântica não está apenas nos parques e reservas, mas também faz parte de nossas vidas através da água que bebemos, do ar que respiramos, do clima que toma conta da nossa cidade, entre outros. É possível ter muitas atitudes positivas em prol da proteção do Bioma, e as novas atividades mostrarão como”, avisa.
Ao todo, 43 cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão visitadas durante o terceiro ciclo do projeto, lançado em maio, durante a sétima edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, em São Paulo. Depois de Londrina, o caminhão seguirá para Cascavel (PR), onde ficará estacionado na Praça Wilson Joffre, Centro da cidade. Quem tiver interesse em acompanhar as visitas do caminhão em cada cidade por onde passa, deve acessar www.sosma.org.br/blog.

 Fonte : Fábio Ruocco/Asimp


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.