Japão anuncia que situação se estabilizou em Fukushima

O governo japonês anunciou que a situação se estabilizou na Usina de Fukushima, nove meses depois de um dos piores acidentes nucleares do mundo.

O primeiro-ministro Yoshihiko Noda disse que a usina está sob controle e que todos os reatores estão em “parada fria”, o que significa que as temperaturas dessas unidades estão estabilizadas abaixo de 100 graus Celsius. Segundo ele, mesmo em caso de incidentes imprevisíveis, os níveis de radiação continuarão baixos.

A empresa que administra a usina, no Nordeste do Japão, informou quinta (15) que a desativação completa da central levará cerca de 40 anos. A direção da Tepco explicou que há uma agenda para que a desativação ocorra, seguindo orientações da Comissão de Energia Atômica do Japão.

Preocupadas com as ameaças radioativas, as autoridades japonesas mantêm em vigor a ordem de esvaziamento da área de 20 quilômetros em volta da usina. Cidades inteiras foram esvaziadas e as pessoas passaram a viver de forma provisória. O consumo dos produtos agrícolas e de origem animal da região de Fukushima foi proibido por medida de segurança.

Em 11 de março deste ano, houve uma série de vazamentos e explosões na usina em decorrência de terremoto seguido de tsunami registrado no Japão.

Fonte: Mercado Ético

Japão anuncia que situação se estabilizou em Fukushima

Japão anuncia que situação se estabilizou em Fukushima

Print Friendly, PDF & Email