fbpx

Já está disponível a Base Cartográfica Contínua e o Manual de Geociências, elaborados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Base Cartográfica Contínua é composta por um mosaico digital do Brasil, disponível em formato shape (que permite manipulação em programas de geoprocessamento), para 89% do território nacional, e previsto para ser finalizado no começo do próximo ano.

Já com relação ao primeiro volume do Manual de Normas e Procedimentos Técnicos para Fiscalização, Controle de Qualidade e Validação da Base Cartográfica, na escala de 1:250.000, o objetivo é orientar a atividade e fiscalização de serviços de mapeamento, padronizando procedimentos, como preparo de imagens e desenhos de mapas, garantindo melhor qualidade do material produzido.

IBGE lança Manual de Geociências sobre Base Cartográfica do Brasil 1:250.000

A Base Cartográfica Contínua (BC250) é um mosaico digital do Brasil em escala 1:250.000 (em que 1 cm no mapa significa 2,5 km no terreno), disponível em formato shape (que permite utilização em programas de geoprocessamento) no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/base_vetorial_continua_250milpara 89% do território nacional, com previsão para conclusão no primeiro semestre do próximo ano. Essa base constitui referência cartográfica para as ações de planejamento, monitoramento e atualização das informações dos recursos naturais do país.

Produzido pela Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências do IBGE, o Manual de Procedimentos Técnicos para Fiscalização, Controle de Qualidade e Validação da Base Cartográfica na escala de 1:250.000 corresponde ao número 12 da série Manuais em Geociências. Visa orientar a atividade de fiscalização de serviços de mapeamento, padronizando procedimentos, como o preparo de imagens e desenhos de mapas, garantindo a qualidade do material produzido.

Fonte :  Comunicação Social_ IBGE


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.