fbpx

Incêndio devasta reserva ecológica próxima à Chapada Diamantina

Pesquisadores já registraram dezenas de espécies animais que têm seu habitat exclusivo na região da Chapada Diamantina e que estão com sua sobrevivência ameaçada pelas queimadas Foto : divulgação

Um incêndio de grandes proporções está devastando uma área de proteção ambiental na região da Chapada Diamantina, no sudoeste da Bahia.

A Reserva particular de proteção natural fica na serra do Capa Bode, no município de Mucugê (a 438 km de Salvador).

Desde a noite desta segunda-feira (3), cerca de 200 hectares foram queimados –isso representa dois terços da reserva, que fica próxima ao Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Para efeito de comparação, um campo de futebol equivale aproximadamente a um hectare.

O secretário de Meio Ambiente de Mucugê, Euvaldo Riveiro Júnior, disse que cerca de 15 homens estão combatendo o fogo desde o início da manhã desta terça-feira. O difícil acesso à reserva atrapalha o controle do fogo.

Com cerca de 11 mil habitantes, Mucugê não tem quartel do Corpo de Bombeiros, e a prefeitura pediu reforço para cidades vizinhas.

“É uma região de mata nativa sobre as rochas de chapada. Estamos fazendo o que podemos para evitar que a reserva seja toda destruída”, disse Ribeiro.

Nessa época do ano, disse o secretário, chove pouco na região da chapada, e incêndios são comuns. A causa do fogo ainda não foi determinada.

Fonte : Folha _ GRACILIANO ROCHA _ de Salvador


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.