Governo da Bahia apoia projeto de biomassa

A empresa Energia Renováveis do Brasil, especializada na produção de biomassa, foi habilitada a receber incentivos do governo da Bahia, direcionados à diversificação da matriz energética no estado.

A sede da ERB está localizada no parque industrial da Dow Brasil, em Candeias, próximo a Salvador. Com o investimento, a empresa pretende reduzir as emissões de CO2 através da substituição de 200 mil m3 de gás natural, que são liberados diariamente na atmosfera.

Para alcançar este objetivo a empresa irá produzir biomassa através de eucalipto e assim deve fornecer vapor ao parque industrial. Segundo o diretor executivo da ERB, Paulo Vasconcellos, “a unidade de cogeração terá capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil megawatts hora de energia elétrica”.

Além de se comprometer em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o acordo selado entre e a empresa e o governo, através do Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia (Desenvolve) determina que sejam criados novos postos de trabalho e outros estímulos à economia local. Em contrapartida, as autoridades irão fornecer os benefícios fiscais provenientes do ICMS.

Vasconcellos explica que a medida deve colocar a Bahia em destaque, atraindo investimentos à região e colaborando para a redução nos custos de energia e emissões de carbono.

Fonte: Painel Florestal

Empresa Energia Renováveis do Brasil receberá incentivos governamentais para diversificar matriz energética no estado -  Produção de biomassa será feita usando eucalipto. (Foto: Gabriela Campêlo)

Empresa Energia Renováveis do Brasil receberá incentivos governamentais para diversificar matriz energética no estado - Produção de biomassa será feita usando eucalipto. (Foto: Gabriela Campêlo)

 

Print Friendly, PDF & Email