GE amplia geração de energia em aterro sanitário

Empresa fornecerá unidade para que usina a gás passe a somar 5,5 MW de potência instalada

A GE do Brasil anunciou nesta segunda-feira (31/10) que forneceu um motor a gás para o aterro sanitário Asja Brasil. Localizado em Belo Horizonte (MG), o aterro, que já produz 4,3 MW de energia elétrica com os motores GE Jenbacher J420, de 1,4 MW, foi ampliado com o pedido de um novo motor J420. A máquina foi recentemente entregue e será comissionada até o final de 2011, quando a usina passará a ter 5,5MW.

Os motores a gás da GE com flexibilidade de combustível são alimentados por gás de aterro sanitário, que é criado a partir da decomposição de resíduos sólidos e depois recuperado como um importante combustível renovável. Esse gás teria sido desperdiçado ao ser liberado para a atmosfera como gás de efeito estufa. O metano tem um fator de aquecimento global que é 21 vezes maior do que o dióxido de carbono – o gás de efeito estufa mais conhecido por afetar a mudança climática.

A empresa, uma subsidiária do grupo multinacional italiano Asja, vai gerenciar o projeto para capturar e recuperar o gás de resíduos de aterros sanitários em Belo Horizonte, por 15 anos. “Este empreendimento será responsável por reduzir o equivalente a quatro milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono na atmosfera, além da geração de energia elétrica para a cidade. Este projeto agora é uma realidade graças às soluções inovadoras e à colaboração da GE”, disse o gerente da Asja no Brasil, Enrico Maria Roveda.

O projeto do consórcio Horizonte-Asja, que começou a operação comercial em fevereiro de 2011, apoia as iniciativas do governo brasileiro para aumentar a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis e reduzir as emissões de gás de efeito estufa do país entre 36,1 e 38,9%, com base nos montantes previstos para 2020. O contrato foi certificado como um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) –  programa de créditos de carbono estabelecido pelo Protocolo de Kyoto

“Estamos comprometidos em trabalhar com nossos clientes no Brasil e na América Latina, fornecendo tecnologias confiáveis e com alta flexibilidade de combustíveis que atendem melhor às necessidades para geração de energia, além do desenvolvimento ambiental e econômico”, disse Wendell Oliveira, diretor Executivo da Divisão de Motores a Gás da GE Energy na América Latina.

Fonte : Jornal da Energia (31/10/11)

 

Print Friendly, PDF & Email