Fossa Séptica, Filtro Aeróbico e Vala de Evapotranspiração

As águas negras são as águas residuais dos sanitários e contém grande carga de poluentes. Estas águas devem ser tratadas com maior cuidado, num sistema mais complexo.

As águas negras podem ser tratadas pela seqüência de fossa séptica, filtro anaeróbico e vala de evapotranspiração. A fossa séptica retém os sólidos e realiza a primeira fase do tratamento. O filtro anaeróbico, realiza a segunda etapa do tratamento biológico e a vala de evapotranspiração, é a última fase do tratamento, onde o restante dos nutrientes são absorvidos pelas raízes de plantas de caule lenhoso. Estas plantas podem ser frutíferas, tornando o sistema de saneamento bastante produtivo. Estes sistema é capaz de realizar uma grande retirada dos resíduos e pode receber também as águas cinzas

Detalhe interno do filtro anaeróbico construído na Casa da Margô e da Maira, na Praia do Japão, CE. Como o solo é de pura areia, a contaminação do raso lençol de água é muito facilitado. Portanto, as moradoras optaram pela construção do sistema para não poluirem a água que usam.
Sistema de saneamento ecológico contendo fossa, filtro e vala de evapotranspiração, da Casa da Pedreira, Maciço de Baturité, CE.
Saneamento ecológico construído no Centro Cultural dos Índios Tapeba. A água purificada pelo sistema, destinou-se a vala de evapotranspiração para irrigação de árvores frutíferas produtoras de alimentos para a comunidade indígena.
Fonte : Verdesaine
Print Friendly, PDF & Email