Energia Sustentável

Às vezes, as pessoas confundem o termo “energia” com geração de “eletricidade”. Eletricidade é apenas um tipo de energia. Nas ultimas décadas, a eletrificação das comunidades rurais tem sido vista ocasionalmente como a resposta para as suas necessidades de energia. Entretanto, devido ao desenvolvimento tecnológico, agora há outros sistemas de energia que podem ser implementados mais rapidamente e oferecem às comunidades aquecimento, iluminação e combustível para as máquinas.
O acidente nuclear provocado pelo terremoto no Japão e a guerra civil na Líbia devem acelerar o movimento de expansão da energia renovável no mundo, de acordo com especialistas ouvidos pela Agência Estado. A necessidade de melhoria nas condições de segurança das usinas nucleares irá elevar os custos e tornar a energia nuclear muito cara, possibilitando que novas fontes renováveis sejam utilizadas.Enquanto a energia eólica não é uniforme e a solar é mais cara, a biomassa pode ser considerada se houver um suprimento regular garantido”, afirma especialista.
A escolha de outras opções de energia deve estar baseada num levantamento comunitário dos seus usos, necessidades e oportunidades de energia. Há três questões fundamentais a serem consideradas em relação ao uso de energia para que ela seja sustentável:
Abastecimento – em alguns lugares, as pessoas não têm acesso à energia de que precisam. Elas devem decidir se a energia gerada a partir de combustíveis fósseis ou de recursos renováveis é melhor para o futuro da sua comunidade.
Eficiência – às vezes, as pessoas não usam sua energia da forma mais eficiente possível, o que causa pressão no abastecimento de energia. Isto geralmente exige a conscientização dentro da comunidade sobre a necessidade de se utilizar a energia de forma eficiente. Os membros da comunidade poderiam ser incentivados a usar ou projetar equipamentos que os ajudem a utilizar a energia de forma mais eficiente.
Conservação – alguns de nós estamos tão acostumados a ter energia sempre que precisamos,que a desperdiçamos. Em alguns lugares, as pessoas que têm eletricidade, um veículo ou ar condicionado podem deixá-los funcionando mesmo quando eles não são necessários. Mesmo que a energia seja gerada de forma “limpa”, esta questão precisa ser trabalhada. A necessidade de conservar energia é uma questão importante nos países do Hemisfério Norte, onde a maior parte da energia é usada. Os países do Hemisfério Sul devem estar cientes desta questão ao satisfazerem sua crescente demanda de energia.
O Brasil entrou no ranking dos 15 países mais atraentes para investimentos sustentáveis, feito pela Ernst & Young. Isso mostra que nós estamos mudando, apesar de toda dificuldade. O Brasil está caminhando para um futuro diferente e nós podemos ver isso.
Tipos de energias limpas no Brasil Índice
Todas as energias renováveis 48
Energia eólica 50
Energia Solar 42
Biomassa 50
Geotérmica 22
Infraestrutura 47

Fontes: Agencia Estadão

Energia Sustentável

Energia Sustentável

Print Friendly, PDF & Email