Encontro Nacional da Anamma aborda a questão dos Resíduos Sólidos nesta terça-feira

Nesta semana, Sorocaba está sediando o 21º Encontro Nacional da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, no Alto da Boa Vista. Promovido pela Anamma em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, o evento acontecerá até quinta-feira (29) e tratará da sustentabilidade nas cidades brasileiras. Nesta terça-feira (27), o tema abordado será a questão da gestão integrada de resíduos sólidos com inclusão social e responsabilidades compartilhadas. O encontro é gratuito e aberto ao público. Informações pelo sitewww.anamma.com.br/encontro.

A proposta do Encontro é pensar o desafio da construção de cidades sustentáveis a partir das políticas ambientais dos municípios brasileiros. Para isso, o evento será um espaço de debates e troca de experiências, envolvendo questões-chave no cenário ambiental contemporâneo.

Confira a programação

27/09 (terça-feira)

* Das 9h às 12h:

– Painel 3: A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o PAC 2: instrumentos para encerrar os lixões.
– Temas abordados: Objetivos, metas e prazos da PNRS, sua implementação e gestão, o financiamento de projetos e infraestrutura.

Palestrantes:

– Nabil Georges Bonduki – Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Walter Françolin – Diretor-Executivo do Sindirrefino, Antônio Nóbrega ¿ Gerente de Meio Ambiente do Sindicom, Luís Martins – Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde/ Portugal e Darci Zanini – Secretário de Meio Ambiente de São Leopoldo/RS – presidente da ANAMMA/RS.

Coordenação: Jussara de Lima Carvalho.

* Das 12h30 às 14h – Almoço

* Das 14h30 às 16h:

– Painel 4: Construindo e implementando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: do catador à indústria.

– Temas abordados: envolvimento da sociedade, consórcios, mobilização da indústria de equipamentos para reciclagem, logística reversa.

Palestrantes:

– Martin Mauro – Eco-empreendedor Made in Forest, José Penido – Assessor-chefe da Diretoria Técnica e Indústria da Comlurb/RJ, Cinthia Versiani – Pesquisadora Núcleo Alternativas de Produção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais e Custódio da Silva – Coordenador Estadual Movimento Nacional dos Catadores.

Coordenação: Kátia Perobelli

* Das 16h30 às 19h – Oficinas temáticas:

1. Consórcios e Termos de Cooperação Técnica para Licenciamento

Coordenadores: Ary José Vanazzi – Prefeito de São Leopoldo/RS, Cristiane Casini – Secretária Jurídica da Anamma/Fujama/SC e Aparecida Demoner – Secretária de Meio Ambiente de Fundão/ES.

2. Mobilização social para a coleta seletiva e para a logística reversa

Coordenadores: Kátia Perobelli – Secretária de Meio Ambiente de Mesquita e Presidente da Anamma/RJ e Fernanda Aguiar – Secretária de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães e Presidente da Anamma/BA.

3. Gestão Municipal para Conservação e Recuperação da Floresta e Controle do Desmatamento (Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Municípios Arco Verde da Amazônia)

Coordenadores: Armin Deitenbach – Assessor Técnico do Projeto Proteção da Mata Atlântica GFA/GIZ e Marcelo Franco – Sociólogo do Instituto Internacional de Educação do Brasil.

4. Mecanismos de captação de recursos e plataforma BID para cidades sustentáveis

Coordenadores: Celma dos Anjos – Consultora Ambiental ANAMMA e Miriam Miller – Gerente Administrativa e Financeira do FNMA.

28/09 (quarta-feira)

Das 9h às 12h:

PAINEL 5: Gestão e conservação da biodiversidade.

– Temas abordados: Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Gestão de Riscos e Áreas Protegidas; Código Florestal; Proteção às Unidades de Conservação; Fundos de Apoio.

Palestrantes: 

Pedro Castro – Secretário Executivo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Aparecida de Assis – Gerente de Controle Ambiental da Prefeitura de João Pessoa, Ricardo Martins – Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Wigold Schaffer – Consultor do Ministério do Meio Ambiente.

Coordenação: José Gadelha – Presidente Interino Anamma/RO

Das 12h30 às 14h – Almoço

Das 14h às 16h30

Assembleia Geral Ordinária
Eleição da nova Diretoria Nacional da Anamma, biênio 2012/13

Encerramento

29/09 (quinta-feira)

Visitas Técnicas

Trajeto 1 – Revitalização/Recuperação de Córregos Urbanos e Rios
(Este projeto visa requalificar os espaços urbanos, fazendo parte de circuito: Parque Linear, Parque das Águas, Produção de Mudas, Parque Kasato Maru, Parque da Formosa, Mega Plantio e Parque Carlos Alberto de Souza).

Trajeto 2 – Projeto de Reciclagem e cooperativas.

Fonte : Cruzeiro do Sul.

www.cruzeirodosul.inf.br

Print Friendly, PDF & Email