Do Cheiro à Cura: canela tempera a vida e beneficia a saúde

Os benefícios da canela representam uma ação eficiente na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como a acne. Um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel corresponde a uma eficiente receita caseira para combater um resfriado. A acne pode ser tratada aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele.

Além dessas ações de prevenção e cura a partir do uso da canela, seguem abaixo as principais propriedades medicinais da canela, que é muito útil e facilmente encontrada:

  • Os resultados preliminares de estudos indicaram que a canela tem propriedades antifungos, antibacterianas e antiparasitas. A canela é eficaz contra a candidíase vaginal, candidíase oral, úlceras estomacais e os piolhos principalmente.
  • A canela tem propriedades antiinflamatórias. Muitos de nós comem as porções de comidas fritas, gorduras e alimentos processados, e estas comidas causam a inflamação de nossos tecidos e órgãos internos, e esta inflamação se ligou a uma das doenças mais perigosas para a vida – doença cardíaca. Dietas antiinflamatórias são meios para a redução de ocasiões dos ataques do coração, dos movimentos e da doença cardíaca.A canela podia ser um aliado potencial a nosso favor para diminuir a inflamação
  • A canela pode ajudar realmente à pessoas com a diabetes do tipo 2 em que os níveis de açúcar no sangue tem controle da diabetes, e pode diminuir o colesterol LDL o colesterol total e os triglicérides (ácidos graxos no sangue). Um estudo foi conduzido pelos pesquisadores do Ministério de Agricultura dos EUA (USDA) em 2003 que mostrou que 60 pessoas no Paquistão que tinha diabetes do tipo 2, que comeram 1 grama de canela a cada dia durante 40 dias, tiveram diminuição significativa de seus níveis de açúcar de sangue, do colesterol LDL, do colesterol total e dos triglicérides.
  • A combinação de cálcio e de fibra pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, que as ajudam a prevenir o câncer de cólon. A fibra também pode ajudar com o alívio da prisão de ventre e da síndrome de intestino preso. Desta forma, os usos medicinais da canela são úteis para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mau hálito como refrescante bucal.
  • Além disso, alguns estudos mostram que o simples ato de cheirar canela melhora nossa memória e funcionamento de certas tarefas.
Existem três tipos de compostos que estão por trás das propriedades medicinais da canela. O primeiro é o acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde (que é o composto da canela que lhe dá o seu cheiro e o seu sabor). E finalmente, é importante destacar a composição mineral da canela, que consiste em fibra, ferro, cálcio e magnésio. Mas é importante utilizar a canela moderadamente, já que o abuso pode ser tóxico.
Fonte: Éverton Oliveira
Saude Plena – Correio Braziliense
Print Friendly, PDF & Email
Tags: ,