Desperdício de papel em escritórios

Você sabia que um funcionário de escritório utiliza em média 10.000 folhas de papel por ano? Para a produção do papel são necessárias duas a três toneladas de madeiras, além da utilização de produtos químicos tóxicos, altamente prejudiciais a saúde humana e ao meio ambiente, assim como a qualidade da água, do solo e dos alimentos. Faça sua parte e reduza o desperdício de papel sulfite!

Dicas para minimizar o gasto de papel:

  • Utilize papel reciclado.
  • Reduza o uso de papel o máximo possível;
  • Utilize os dois lados do papel;
  • Só imprima se for realmente necessário. Reveja sempre os textos antes de imprimir;
  • Não utilize papel cujo branqueamento seja feito com cloro;
  • Evite jogar fora os papéis que entregam a você nas ruas: use o verso para fazer rascunho;
  • Dê preferência a produtos reciclados.
    ________________
    Medidas simples podem reduzir gastos com papel
    O desperdício de papel é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores e muitos empresários reclamam da falta de consciência ambiental. ‘É muito difícil implementar um pensamento verde nas companhias porque tem gente que não está preocupada em contribuir para a conservação do meio ambiente.
    As pessoas imprimem textos sem necessidade e usam a impressora para uso pessoal. Porém, para empreendedores que se preocupam com a sustentabilidade e redução dos gastos, hoje já existem programas de gerenciamento que ajudam a controlar o volume de impressões e cópias. A economia pode ser de mais de30%, dependendo da estratégia seguida.
    O primeiro passo para diminuir o uso de papel é conscientizar funcionários. ‘Afinal, são eles quem utilizam as folhas em seu dia a dia. É importante alertá-los sobre a real necessidade de imprimir um documento.
    A maioria das pessoas não sabe quantas árvores são poupadas quando o consumo de papel diminui e nem quanto lixo deixa de ser produzido com o fim do desperdício’.
    As impressoras, por exemplo, podem imprimir frente e verso da página, o que de imediato reduz em 50% o uso de papel.
    Muitos arquivos são impressos apenas para leitura e depois são descartados .Sempre que possível, utilize os modos de impressão de frente e verso da folha. Além da economia de papel, eles reduzem gastos com a compra de pastas e com espaço para armazenamento.Reaproveite as folhas utilizadas de um só lado e faça blocos de anotações.
    O toner acabou? Retire-o da impressora somente quando estiver com um novo. Isso evita que o canal de tintaseque e exija manutenção.Embora o papel reciclado custe quase o dobro do comum, ele evita o desmatamento de florestas.Incentive os funcionários a guardar arquivos em CDs ou em pen drives em vez de mantê-los em versõesimpressas.

    Fonte: PEGN
    Autora: Ana Cristina Dib

Print Friendly, PDF & Email