Crianças são amantes da natureza

O objetivo principal da turma do Maternal II-A da Escola Infantil Maria Barriquello  de Ijuí é apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostramos os aspectos positivos  e negativos da ação do homem na natureza e valorizamos a preservação e o cuidado com o meio ambiente, do qual somos parte integrante.

Sabemos que a preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na etapa da Educação Infantil.

Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas.

Para que as crianças entrem em contato com o mundo real, buscamos proporcionar vários tipos de vivências com as crianças, através de aulas‐passeio, contato com vários tipos de plantas e animais, reciclagem, artes, horta, brinquedos e brincadeiras relacionadas ao tema.

Partindo desses princípios, durante este semestre estaremos desenvolvendo na nossa turma um projeto sobre o meio ambiente Intitulado: “Crianças são amantes da natureza”, o qual está sendo idealizado pelas professoras da turma: Eliane F.M. Cossetin e Marineli Xavier.

A proposta principal será a de sensibilizar as crianças para a necessidade de incorporar no cotidiano, atitudes de preservação dos recursos naturais, permitindo desta forma que os alunos ampliem seus horizontes e se aproprie da função de agente transformador do ambiente.

Iniciamos o projeto realizando uma horta suspensa, na qual as crianças, juntamente com as professoras organizaram os materiais (garrafas PET, terra, húmus de minhoca, mudas de hortaliças de vários tipos, e até mudas de tomate para plantar em uma floreira), prepararam a terra, colocaram nas garrafas cortadas,depois  plantaram as mudas, regaram, observaram o desenvolvimento das plantas e cuidaram por alguns dias.

Foi lindo realizar  uma atividade tão significativa onde o contato com a terra trouxe enorme satisfação às crianças. Todos sujaram as mãos e participaram da atividade com muita empolgação.

Não demorou muito  e pudemos degustar as hortaliças na hora do almoço e num outro momento também durante a tarde. Agora, estamos cuidando dos pezinhos de tomate e aguardando o seu desenvolvimento. Resolvemos também repetir o plantio de hortaliças e daqui alguns dias teremos nova colheita…

Fonte : RPI

Print Friendly, PDF & Email