fbpx

Convênios vão capacitar 1,6 mil catadores da capital e do ABC Paulista

Dois convênios que vão beneficiar 1,6 mil catadores de materiais recicláveis do município de São Paulo e do ABC Paulista foram assinados pelo Ministério do Trabalho em São Paulo. O projeto irá contribuir para sensibilizar, mobilizar e organizar os catadores que atuam em lixões e nas ruas das cidades.

Um dos acordos firmados com a Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC (Coopcent ABC) irá atender 800 catadores na região do ABC Paulista e tem como um dos objetivos solucionar os problemas referentes à coleta seletiva.

O período para a realização do projeto é estimado em três anos e prevê o cadastramento de 600 catadores que trabalham na rua e que não pertencem a nenhum grupo de trabalho organizado, além da capacitação de 200 catadores – já organizados e incluídos nos programas municipais –, de gestores públicos e de novos catadores. Outro objetivo é ampliar e qualificar a infraestrutura das cooperativas com equipamentos. Serão direcionados R$ 2 milhões para a implementação do projeto.

O segundo convênio firmado foi com o Instituto Rede de Base Orgânica Catasampa, que irá atender 800 catadores. O objetivo é organizar catadores individuais de materiais recicláveis em situação de extrema pobreza na região metropolitana de São Paulo e em empreendimentos econômicos solidários, por meio de formação e assessoria técnica.

As ações serão desenvolvidas nas regiões sul, leste e central do município de São Paulo, na região metropolitana de São Paulo, no município de Guarulhos, além da microrregião do Alto Tietê, nos municípios de Poá, Biritiba Mirim, Salesópolis, Suzano e Arujá.

O projeto prevê a criação de 560 postos de trabalho formal para catadores de materiais recicláveis. O período de execução chega a três anos, com investimentos de R$ 2 milhões.

Desde 2003, a Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece prioridades para o fomento às organizações de catadores de materiais recicláveis e atualmente desenvolve a Ação 8.274 de Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos.

Fonte: Agência Brasil

Convênios vão capacitar 1,6 mil catadores da capital e do ABC Paulista
Convênios vão capacitar 1,6 mil catadores da capital e do ABC Paulista

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.