fbpx

Cientistas usam laser para criar chuva

realizada em conjunto por cinco instituições europeias mostra que é possível fazer com que chova ao usar um aparelho de raio laser.

Pesquisadores suíços e alemães dizem ter descoberto uma maneira de utilizar feixes de raio laser para induzir chuvas.

Em um experimento realizado entre 2009 e 2010, eles demonstraram a utilização do laser para promover a formação de gotículas de água e evitar que elas tornassem a evaporar.

A pesquisa, publicada pela revista científica online Nature Communications, afirma que o laser poderia ser usado como alternativa para outros métodos testados nos últimos 70 anos, como o bombardeamento de partículas de gelo seco ou de sais na atmosfera.

Os pesquisadores observam, porém, que a eficiência dos métodos usados até hoje “ainda são objeto de debate”.

Umidade alta
Segundo os autores do estudo, os feixes de laser podem ser usados para induzir a condensação e o crescimento das goticulas de água na atmosfera desde que a umidade relativa do ar seja superior a 70%.

O estudo foi realizado em um local às margens do rio Reno, perto de Genebra, para se beneficiar, segundo os pesquisadores, do fluxo de ar mais quente proveniente do lago Genebra para gerar as condições ideais para a pesquisa.

Os autores afirmam que o laser ajudou a criar no ar partículas de ácido nítrico, que atuaram como uma espécie de agregador das partículas de água para gerar gotículas microscópicas, com tamanho de algumas micras de diâmetro (cada micra é equivalente a 0,001 milímetro).

Na experiência, realizada ao longo de 133 horas em um ambiente fechado, as gotículas de água geradas não foram suficientemente grandes para se precipitarem em forma de chuva, mas os autores do estudo acreditam que seria possível intensificar a irradiação dos feixes de laser para aumentar ainda mais o tamanho das gotículas.

Fonte : BBC_Brasil/ uol


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.