fbpx

CARE Brasil promove ações para comemorar o Dia da Árvore

Estudantes plantarão mudas e abordarão motoristas para conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente.

21 de setembro _ Dia da Árvore_ Divulgação

Comemorada no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore é uma data quase esquecida em meio à atual correria urbana. Mas, a ocasião não passará em branco em Francisco Morato, na Grande São Paulo, graças a duas ações da ONG CARE Brasil.

As ações serão realizadas no próximo sábado (24). A primeira contará com cerca de 50 jovens, conhecidos como Agentes Pedagógicos Ambientais (APAs). Durante a manhã eles abordarão motoristas em semáforos no Centro da Cidade para entregar lixos ecológicos feitos de tecido para carros e dar dicas sobre a preservação da natureza.

A segunda ação será feita em parceria com a Coordenadoria de Meio Ambiente do Município de Francisco Morato, que doará 20 mudas para serem plantadas pelos APAs da CARE Brasil em um terreno público. O ato simbólico para o dia da árvore acontecerá às 9 horas na Rua José Bonifacio, 273.

O objetivo da CARE Brasil é despertar nas pessoas a importância de adotarem práticas sustentáveis, mostrando que cada gesto para poupar e preservar o meio ambiente é importante. As ações são parte do Programa Comunidade Educadora, cujo objetivo principal é integrar escola e comunidade na busca por melhorias nos indicadores de rendimento escolar e qualidade de vida das comunidades.

No Comunidade Educadora, a ONG promove formações e capacitações aos jovens, para que se tornem APAs. A partir daí, eles atuam em escolas, creches e espaços comunitários nas chamadas “Tendas ECOnsciência”, onde mobilizam crianças e adolescentes com jogos educativos para a proteção e valorização do meio ambiente, além de implementar a coleta seletiva nas escolas e, em alguns casos, também na comunidade, tornando-se protagonistas e podendo transformar a realidade em que vivem ao influenciar seus colegas, professores e familiares.

Só em 2011, mais de 3,2 mil alunos de quatro escolas estaduais de Francisco Morato já passaram por essas tendas. Em 2010, o projeto contou com a participação de 149 APAs, que conscientizaram 5.172 alunos em seis escolas. Além de sensibilizar os colegas, os APAs promovem campanhas de coleta seletiva e conscientização e passeios em parques, entre outras atividades de educação ambiental.

Sobre a CARE no Brasil

A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.

A CARE Brasil está presente em oito Estados, atuando em cinco áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins); e na periferia das duas maiores metrópoles do país, no Sudeste: Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, presta ajuda humanitária em desastres e implementa projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo (região da baixada fluminense), Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis (região serrana).

A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e, no ano fiscal de 2010, atuou em 87 países, beneficiando cerca de 82 milhões de pessoas, por meio de 905 projetos.

Fonte :  www.care.org.br / Inteligemcia


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.