fbpx

A Amcham anuncia vencedores do Prêmio ECO 2011

A Amcham concluiu neste início de novembro o processo de avaliação dos trabalhos inscritos para o Prêmio ECO 2011, chegando aos 12 vencedores.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorre em 02/12 na Amcham-São Paulo, tendo como convidada especial a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Os ganhadores estão distribuídos nas duas categorias do troféu: Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis) e Práticas de Sustentabilidade – esta subdividida nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos.

A categoria Elis reconhece os melhores modelos de negócios e estratégias que incorporam a sustentabilidade. Os vencedores foram:

– O Boticário Franchising S.A. (grande porte)
– Walmart Brasil Ltda. (grande porte)
– Pontal Engenharia Construtora e Incorporadora Ltda. (pequeno e médio porte)
– Formatta Negócios (pequeno e médio porte)
Em Práticas de Sustentabilidade/ Sustentabilidade em Processos, ganharam:

– Libra Terminais S.A. (grande porte)
– Walmart Brasil Ltda. (grande porte)
– Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia – Coopalm(pequeno e médio porte)
– Pontal Engenharia Construtora e Incorporadora Ltda. (pequeno e médio porte)

Em Práticas de Sustentabilidade/ Sustentabilidade em Produtos ou Serviços, o reconhecimento foi para:

– Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda. (grande porte)
– Braskem S.A. (grande porte)
– MPX Energia S.A. (pequeno e médio porte)
– Viação Metropolitana Ltda. – VIM (pequeno e médio porte)

Cerimônia

Além da ministra Izabella Teixeira, a cerimônia de premiação terá a participação de Eduardo Wanick, presidente do Conselho da Amcham e CEO da DuPont América Latina, Luciano Penido, conselheiro da Amcham e presidente do Conselho da Fibria, e Guilherme Leal, co-presidente do conselho da Natura e candidato a vice-presidente em 2010 na chapa de Marina Silva, pelo Partido Verde.

Eles comporão um painel público-privado para discutir os desafios da sustentabilidade no Brasil. O jornalista Paulo Henrique Amorim será o mediador.

Já prestigiaram a cerimônia do Prêmio ECO, entre outros, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; a ex-primeira ministra da Noruega e criadora do conceito de Desenvolvimento Sustentável, Gro Harlem Brundtland; Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos na gestão Bill Clinton (1993-2001) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007; e, em 2010, Jeremy Rifkin, economista, mentor da Terceira Revolução Industrial e autor de 17 bestsellers sobre sustentabilidade.

No ano passado, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e então candidata à Presidência da República, também esteve presente.

O prêmio

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil.

Neste ano foram selecionados 12 trabalhos, vindos de 108 projetos de 85 empresas. Dessas, 22 eram pequenas e médias empresas, responsáveis por 24 projetos, enquanto que 63 companhias de grande porte inscreveram 84 trabalhos.

Em relação a 2010, o Prêmio ECO registrou aumento de 32% no total de projetos inscritos.

Um esforço de divulgação em nível nacional envolveu todas as regionais da Amcham, o que se traduziu em projetos inscritos de Estados que nunca haviam participado do prêmio como Ceará, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Há candidaturas originárias de 13 unidades da Federação, bem acima das oito que concorreram no ano passado.

 

Prêmio Eco 2011
Prêmio Eco 2011

 

Assessoria de imprensa

Amcham Brasil – São Paulo


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.